Melhor desempenho foi do setor do comércio, com crescimento de 5,6%. Agropecuária apresentou a maior queda, de 4,2%. Já o PIB do Brasil ficou em 1,1% em 2018.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 1,2% em 2018 em relação a 2017, fechando em R$ 445 bilhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo governo do Rio Grande do Sul, e foram estimados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O desempenho da economia do Brasil no ano passado também foi de 1,1%.
O melhor desempenho gaúcho em 2018 foi do setor do comércio, com crescimento de 5,6%. O pior resultado foi da agropecuária, com queda de 4,2%.
A construção civil e a indústria também tiveram alta, de 5,2% e 5%, respectivamente. Já outro setor com queda foi a serviços, de 1%.
Conforme análise da Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no estado ao longo de 2018 demonstra que a economia gaúcha segue uma tendência nacional de leve recuperação após o período de recessão.
“O crescimento da economia é fundamental para que a gente tenha uma recuperação nas finanças do estado, também, obviamente, porque a parte das receitas depende do crescimento econômico”, destaca a secretária da Seplag, Leany Lemos.
“No entanto, temos uma situação no estado de um grande desafio de alguns bilhões de despesa maior que a receita, por isso é importante o crescimento mais consistente ao longo dos próximos anos. Além disso, é importante a gente continuar com todas as políticas para que haja uma convergência e uma contenção de despesas para que o estado possa dar conta da prestação de serviços”, acrescenta.
Na comparação trimestral, o PIB do Rio Grande do Sul do 4º trimestre de 2018 teve crescimento real de 2,7% em relação ao mesmo período de 2017.
Fonte: G1 RS