sáb, 5 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

No Dia Internacional da Educação, falta de investimentos ainda é tema de debate

Diretora da Escola Professor Chaves comenta sobre a situação da educação

Em 2000, em Dakar, no Senegal, houve o Fórum Mundial de Educação, ocasião em que os países participantes se comprometeram em levar educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. Então, a data de 28 de abril foi escolhida para enfatizar a importância da educação seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos. O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente, porém, o Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação.
Para homenagear o fato,a reportagem do Jornal a Plateia entrevistou Guanair dos Santos Diogo, diretora da Escola Estadual Professor Chaves, que define sua escolha de profissão: “Me tornei educadora, pois acredito que a educação é a única forma de transformar mentalidades, acredito que o professor tem um poder oculto para modificar a vida do aluno”, contou.
Questionada se, em sua opinião, para o governo a educação é prioridade, Guanair explica que os governos passam, porém os profissionais de educação são permanentes:“Nós temos que acreditar em nosso potencial e fazer o máximo para melhorar a formação dos jovens em nível nacional. O apoio da família é fundamental, temos que trabalhar de forma unida, mas na prática não é bem assim”. E continuou: “Creio que a nova geração de alunos é totalmente diferente das gerações passadas, nossos alunos são muito ‘digitais’ e o método de ensino não acompanhou essa evolução, precisamos parar um pouco de ser “conteúdistas” e valorizarmos mais o aluno”, disse a educadora quando perguntada sobre o que ela mudaria na forma de ensino.
Sobre o atual governo do Estado, Guanair conta que devido ao momento de transição e mesmo descontentes sobre a valorização dos professoresacredita que não deve perder a esperança de dias melhores: “Acredito que o governo em termos de verba é abaixo do ideal, muitas vezes as escolas não têm recursos, os que temos já estão ultrapassados, conteúdo midiático quase nulo, neste caso temos de ser criativos para aguçar a curiosidade do aluno sobre o conteúdo para que fiquem focados em aprender mais sobre determinado assunto”, completou.
Aguardamos dias melhores para a educação, pois é na escola onde as pessoas ganham conhecimento, buscando um futuro melhor para todos. Encerramos essa publicação citando: “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” – Immanuel Kant.

Diretora da Escola Professor Chaves comenta sobre a situação da educação

Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, tem concorrida sessão de autógrafos em Porto Alegre

O lançamento do livro Liberdade Ameaçada na noite de quinta-feira (03) pode ter sido o segundo mais concorrido já realizado na Livraria Santos do Pontal Shopping. A venda de exemplares superou as expectativas e a sessão de autógrafos durou cerca de três horas. Participaram do evento, além do organizador do livro, Rodrigo Lorenzoni, quatro dos doze autores de capítulos: Marco