Soldado Fabiano Heck Lunkes, de 35 anos, foi atingido no peito e o tiro atravessou o colete à prova de balas. Brigada Militar fazia cerco a uma mata na localidade de Linha 1º de Março quando os criminosos atiraram.
Um policial foi morto, na madrugada desta quinta-feira (25), durante confronto com o grupo suspeito de atacar uma agência bancária em Porto Xavier, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
De acordo com informações da Brigada Militar, policiais faziam cerco a uma mata na localidade de Linha 1º de Março, em Porto Lucena, a 120 quilômetros da agência, quando os criminosos atiraram, por volta das 3h40.
O soldado Fabiano Heck Lunkes, de 35 anos, foi atingido no peito e o tiro atravessou o colete à prova de balas.
Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Lunkes estava na polícia militar há 10 anos. Ele deixa esposa e um filho de 4 anos.
A BM acredita que quatro criminosos estejam escondidos na mata. Um deles estaria ferido. O local onde eles estão foi isolado pela polícia. Uma sacola com dinheiro e uma arma foram recuperadas.
O cerco policial, que já dura mais de 20 horas, teve que receber reforço de equipes da BM da Região Noroeste e de Porto Alegre.
Ataque
Uma agência bancária da cidade de pouco mais de 10 mil habitantes foi atacada na tarde desta quarta-feira (24). Tiros foram disparados contra o estabelecimento, e alguns vidros foram quebrados.
Conforme a Polícia Civil, os assaltantes conseguiram fugir levando reféns, que foram liberados pelo caminho. Uma van de cor azul, com placas da Argentina, foi abandonada. Ela teria sido usada pelo grupo na ação.
Testemunhas relataram que os criminosos fizeram um cordão humano com pessoas que estavam nas imediações, no momento do assalto. O morador Carlos Fontela diz que muita gente foi para a frente do banco.
“Muitas pessoas preocupadas, chorando por talvez ter algum parente dentro da agência”, conta.
Nota de pesar
A Brigada Militar divulgou uma nota de pesar sobre a morte do soldado, que atuava junto à corporação desde 2009:
“A Brigada Militar comunica, com pesar, o falecimento do Soldado Fabiano Heck Lunkes, ocorrido em confronto após roubo a banco na cidade de Porto Xavier, na madrugada desta quinta-feira. O ME incluiu na BM em 8 de outubro de 2009, servia na cidade de Cerro Largo fração pertencente ao 7º Regimento de Polícia Montada. Era casado e deixa um filho de 4 anos.”