A “noite perfeita” em que o Grêmio venceu o Rosario Central e o Libertad bateu a Universidad Católica manteve o Tricolor vivo na Libertadores. Mais: proporcionou que o time de Renato Gaúcho dependa somente de si para se classificar às oitavas de final. Basta vencer os dois jogos que está no mata-mata da competição pelo quarto ano consecutivo. Porém, tudo pode ir por água abaixo caso a equipe não confirme em campo, nesta terça-feira, às 19h15, diante do time paraguaio, no Defensores del Chaco.
Seja qual for o resultado de hoje à noite, o certo é que a mobilização gremista vai entrar quarta-feira adentro. É nesse dia que o Rosario Central recebe a Universidad Católica, na Argentina, com toda a torcida tricolor a seu lado. O time chileno, vice-líder do Grupo H com 6 pontos, dois a mais que o Grêmio, é o principal concorrente da equipe de Renato Gaúcho na busca pela vaga e entrará em campo sabendo do resultado que precisa buscar.
Confira abaixo os cenários possíveis para o Grêmio na 5ª rodada do Grupo H da Libertadores:
Bem vivo: vitória do Grêmio e tropeço da Universidad Católica
Caso o Grêmio vença o Libertad e a Universidad Católica perca ou empate contra o Rosario Central, o Tricolor vai a sete pontos e ultrapassa o rival. O time chileno, no máximo, empata em pontos, mas fica atrás no saldo de gols. Assim, bastará um empate ao Grêmio na última rodada, na Arena, no dia 8 de maio, que estará classificado.
Eliminado: derrota ou empate do Grêmio e vitória da Católica
Se o Grêmio perder ou empatar diante do Libertad e a Católica ganhar o seu jogo na quarta-feira, o Grêmio estará eliminado. O time chileno iria a nove pontos e não poderia mais ser alcançado pelo Tricolor, que fica com quatro ou cinco pontos – chegaria, no máximo, a oito.
Ainda vivo: tropeços de Grêmio e Católica
Se os dois jogos terminarem empatados, a diferença de dois pontos se mantém e, obviamente, bastaria uma vitória do Grêmio sobre a Católica na última rodada para ultrapassar o rival.
Há, ainda, outras situações em que isso pode se repetir. Caso o Grêmio perca e a Católica não vença o Rosario Central, a diferença fica em, no máximo, três pontos. Vencendo e compensando o saldo de gols na rodada derradeira, o Tricolor ultrapassa a Católica.
O risco, neste caso, é que o Central empataria em pontos com o Grêmio e ambos chegariam à 6ª rodada com a possibilidade de alcançar os sete pontos. A classificação para as oitavas se definiria, neste caso, no saldo de gols.
Em suma: se o Grêmio vencer o Libertad, segue dependendo apenas de si; se perder ou empatar, torce para que o Rosario Central tire pontos da Universidad Católica. E a quarta-feira para os gremistas vira dia dia de pegar a calculadora e tremular a bandeira argentina.
LIBERTAD X GRÊMIO – 5ª RODADA – LIBERTADORES
- Local: Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai.
- Data e horário: terça-feira (23/05), às 19h15 (de Brasília).
- Provável time do Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André.
- Provável time do Libertad: Martín Silva; Iván Piris, Luis Cardozo, Canale e Espinoza; Ángel Cardozo, Mejía, Bareiro, Recalde e Benítez; Óscar Cardozo.
- Desfalques do Grêmio: Paulo Miranda e Marcelo Oliveira (lesionados).
- Desfalques do Libertad: Paulo da Silva (lesionado).
- Transmissão: RCC Fm
- Trio de arbitragem: Alexis Herrera apita a partida, auxiliado por Jorge Urrego e Tulio Moreno. O trio é da Venezuela.
Fonte: globoesporte.com