Após seis edições , o evento que trata de assuntos pontuais sobre o transtorno do Espectro Autista (TEA) já é considerado referência na região
A 6ª edição do seminário Todo o Autista é Único foi marcada por recorde de público, nessa sexta-feira (12). Evento abordou a inclusão do autista na sociedade, o cotidiano do autista e como lidar com o transtorno com responsabilidade e consciência. O seminário foi realizado na Igreja Gideões da Fé. As inscrições foram esgotadas logo nos primeiros dias de divulgação e alcançaram mais de mil e 200 pessoas presentes. O seminário trouxe novidades como brinquedos para ser utilizado em salas de aula, livros didáticos, e foi transmitido ao vivo pela TV A Plateia.
O idealizador do projeto, vereador Carlos Nilo (Progressistas) detacou que houve uma evolução nesta edição evento, na comparação com a primeira. “Esta edição tem um diferencial frente aos outros. O evento tornou-se uma referência estatual e internacional, tendo grande demanda para a capacitação da área de outras cidades. Estou muito feliz pela concretização de mais um evento na nossa cidade. Um seminário, que contou com o apoio de diversos parceiros como hotéis, restaurantes e empresas de transporte, que deram todo o suporte para receber tanto os palestrantes como os espectadores. Satisfeito em fazer um evento em Sant’Ana do Livramento totalmente gratuito, de excelente qualidade e sem o apoio da Prefeitura”, afirmou o vereador.
O evento recebeu seis ônibus da cidade de Rosário do Sul, três de Dom Pedrito, duas vans de Quaraí, além de pessoas de Hulha Negra, Cacequi, Rivera e de Passo de Los Toros, no Uruguai, contabilizando 40% dos inscritos que fizeram questão de prestigiar o evento. Proporcionando um ótimo acontecimento para a cidade que movimentou todos os setores como hotelaria, gastronomia e turismo em geral. Para trazer lucidez aos espectadores, foram convidados dois doutores especialistas em autismo.
A Dra. NewraRotta fez a abertura do evento, precursora dos neuropediatras no Rio Grande do Sul, é uma referência mundial no tema autismo, realizando palestras por todo o mundo. A Dra. Newra abordou o desafio da inclusão do autista na sociedade. Na sequência, o Dr. Paulo da Luz, renomado psicanalistada infância e adolescente de Porto Alegre, já escreveu três livros sobre autismo, explanou sobre o convívio familiar com o TEA.
O evento contou também com a palestra da família Brito Sales, no período da tarde, que veio diretamente de São Paulo. Uma novidade no seminário foi um autista conduzindo a palestra. Nicolas Brito expôs a sua visão de como ele vivenciou a escola e o mundo e, assim, proporcionou dicas a profissionais presentes de como se orientar diante de diversas situações recorrentes no dia-a-dia do autista.