dom, 24 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Esgoto a céu aberto ainda é realidade em Livramento

Famílias pedem solução para esgoto que corre em frente às residências

Problema multiplica-se por todos os bairros da cidade

Um problema crônico do município de Sant’Ana do Livramento, assim pode ser definido o tema saneamento básico. Nesta semana, leitores do jornal A Plateia enviaram mensagens à Redação pedindo solução para o problema do esgoto a céu aberto que continua fazendo parte da rotina da população.
O acesso à água potável e ao saneamento básico foi reconhecido como direito do ser humano pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com informações fornecidas pelo Departamento de Água e Esgotos (DAE), 62% da população não têm saneamento básico. Ou seja, somente 38% das residências da cidade possuem coleta e tratamento de esgoto.
Na Avenida Dom Pedro II, principal avenida do bairro Wilson, por exemplo, a população que reside no local, de certa forma, já está conformada com o esgotoque passa em frente às suas casas. Em uma das residências, a Reportagem registrou famílias que convivem 24 horas por dia com o incômodo causado pelo córrego. Segundo os moradores, que preferiram não gravar entrevista, o dia-a-dia da comunidade de quem mora ali é muito desagradável. A situação piora ainda mais nos dias de chuva, pois, segundo os moradores, alaga as residências e as crianças correm risco de ser atropeladas, ao desviar o córrego.
No contraponto da situação vivida pela população nos bairros da cidade, a Direção do Departamento de Água e Esgotos de Sant’Ana do Livramento garante que hoje a cidade conta com 38% de tratamento de esgoto. Segundo a Direção, a estação de Tratamento de Esgoto da Alexandrina, localizada na Tabatinga, que trará avanço à demanda, está no seu estágio final de obras, tendo sua última etapa a parte elétrica. A obra que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é avaliada em R$5 milhões e tem por objetivo oferecer saneamento básico para toda a região do Wilson, no entanto, esteve paralisada durante 07 anos, atingindo aproximadamente 4 mil pessoas da região.
Segundo o DAE, em aproximadamente 60 dias a estação estará em funcionamento, conforme cronograma, proporcionando um tratamento completo de esgoto no bairro Wilson, totalmente automatizado. Com a finalização das obras do PAC I, serão enviadas licitações para as obras do PAC II, que será direcionado para o bairro Prado. As duas obras prontas contabilizarão 80% do esgoto tratado em toda a cidade.

Famílias pedem solução para esgoto que corre em frente às residências

Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais

Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot

Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias realiza formatura no 7º RC Mec

O 7º RC Mec, de Sant’Ana do Livramento, foi palco, no dia 13 de novembro, da formatura da Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias. Na ocasião, o Sr. Ten.Cel. Luciano da Costa Dutra, comandante do Regimento, destacou a importância e os valores adquiridos com a prática do esporte na formação do cidadão. O Tenente-Coronel, em sua