O governo do Estado investiu mais de R$ 1,6 milhão no desenvolvimento de um software que alerta sobre o risco de desastres climáticos. O Sistema de Gestão de Riscos de Desastres (GRD) vai integrar todos os setores da Defesa Civil Estadual, centro de operações, divisão de assistência às comunidades atingidas, convênios, relações comunitárias, ações administrativas e de comunicação. A plataforma, prevista para o final de maio, também disponibilizará dados quantitativos sobre a Central de Doações.
Segundo o subchefe da Defesa Civil, tenente-coronel Rodrigo da Silva Dutra, o software muda substancialmente a forma de gestão da instituição, tornando mais ágil a resposta e auxílio às comunidades. “O sistema vai possibilitar o compartilhamento de informações entre o Estado e municípios, reduzindo a burocracia e agilizando os processos de homologação”, explicou.
Atualmente, a homologação é feita em um sistema do governo federal menos ágil que analisa a documentação dos municípios. Com a inovação, cada Prefeitura receberá uma senha e acompanhará o trâmite do seu processo.
A Gestão dos Riscos de Desastres tem o objetivo de reduzir, prevenir e controlar o risco de catástrofes ambientais. A tecnologia é uma iniciativa da Casa Militar e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. A gerência do sistema é da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). O Consórcio Codex Remote/Imagem/GT4W/Fundecc é o responsável pela criação.