Maurício Galo del Fabro disse que, se a situação continuar como está, vê o processo de impedimento do prefeito em curto e médio prazo
O presidente da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento afirmou, no fim da tarde de quinta-feira (28) que o processo de impeachment do prefeito Ico Charopen (PDT) acontecerá em curto e médio prazo, se a situação continuar como está. A afirmação foi feita horas depois do Poder Legislativo ser notificado do mandado de segurança protocolado pela Prefeitura alegando que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga supostas irregularidades no processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação, não tem fundamento.
“Se continuar dessa forma obscura de administrar eu não vejo resultado positivo, não vejo luz no fim do túnel e a prejudicada é a comunidade”, afirmou Maurício Galo del Fabro (PSDB). O presidente confirmou que, se receber o pedido da abertura de um processo de impeachment, deve deferir. “Nós temos que fazer o nosso dever de casa, e isso é uma obrigação nossa. Se for feito um pedido que for responsável, o que fazer”, questionou.
As afirmações de Galo caíram como uma bomba, pois se deu logo depois da interpretação do documento em que o Executivo alega não ter existido nenhuma irregularidade no processo seletivo. O presidente da CPI que apura possíveis irresponsabilidades disse que, se apontada alguma irregularidade, ele é um dos parlamentares que daria início ao processo. “Eu seria um dos vereadores, com qualquer prova que eu tivesse nas mãos. É obrigação do vereador. Uma delas é analisar e verificar se tem improbidade”, destacou Carlos Nilo.