qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Capacitação é palavra de ordem no Instituto Amsterland

Instituto Amsterland apresentado no evento da inauguração da piscina com água termal (Foto: Daniel Badra)

Crianças e jovens são o público-alvo preferencial

Está lançado à comunidade da Fronteira o Instituto Amsterland, braço educacional, social e cultural do Complexo Amsterland, empreendimento já em operação com sua sede administrativa no centro de Sant’ Ana do Livramento e com seu Parque de Águas Termais – incluindo shopping, praça de alimentação e condomínio residencial termal – em construção a apenas 12 km da cidade.
Apresentado no evento de inauguração da 1ª piscina com água termal do Parque, o Instituto Amsterland é liderado e presidido por Patrícia Salles Soares de Barros Hillal, vice-presidente do Complexo Turístico Termal que está sendo erguido para desenvolver o turismo local e o município como um todo e tem como presidente seu filho, João Gabriel Soares de Barros Hillal.
“Falar do Instituto é falar de todo um trabalho de capacitação. É promover condições para as pessoas ficarem aqui e desenvolverem seu potencial em Livramento”, afirma Patrícia Barros.
A educação para o turismo é um dos focos do Instituto Amsterland. Entretanto, também trabalha em contexto com a educação de crianças e jovens como um todo. Para as crianças o tema da sustentabilidade está entre as prioridades como, por exemplo, a atividade de separação dos resíduos de forma correta. “É mostrar para a criança que a medida do seu crescer que valorize a cidade de modo a vir a colher depois os valores plantados nelas”, salienta a presidente do Instituto.
A formação de um olhar turístico das crianças em relação ao lugar em que vivem é fundamental para o Instituto Amsterland. “É a geração e desenvolvimento de uma mirada para o interior de cada uma delas, de modo que se reflita em ações para com a municipalidade”, destaca Patrícia Barros.
O trabalho com os jovens também segue na mesma linha de ação. “Visamos capacitá-los via projetos para que encontrem sua realização aqui em Sant’ Ana. Nos preocupamos com as crianças, mas são os jovens que irão dar continuidade”, ressalta a presidente.
O Instituto Amsterland já se debruça com a Força Jovem Santanense no programa Jovem Chef 2019, em que serão beneficiados jovens entre 16 e 21 anos e em situação de vulnerabilidade social. A parceria com a Prefeitura Municipal se dará por meios dos Centros de Referência de Assistência Social e postos de saúde para que se faça a divulgação e inscrição de jovens no programa. O Jovem Chef possibilita aos jovens uma participação produtiva e cidadã através do desenvolvimento de competências diversas, pretendendo: apresentar técnicas básicas de gastronomia, fomentar maior integração social e auxiliar no desenvolvimento da capacidade de planejar, decidir e trabalhar em equipe, valorizar o espírito empreendedor criando situações em que os jovens possam gerir ou aproveitar oportunidades e contribuir para a melhora da autoestima dos jovens, apresentando o conhecimento e o trabalho como caminhos de dignidade e futuro.

Instituto Amsterland apresentado no evento da inauguração da piscina com água termal (Foto: Daniel Badra)
Patrícia Barros, ao microfone, é a presidente do Instituto Amsterland (Foto: Daniel Badra)

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro