Crianças e jovens são o público-alvo preferencial
Está lançado à comunidade da Fronteira o Instituto Amsterland, braço educacional, social e cultural do Complexo Amsterland, empreendimento já em operação com sua sede administrativa no centro de Sant’ Ana do Livramento e com seu Parque de Águas Termais – incluindo shopping, praça de alimentação e condomínio residencial termal – em construção a apenas 12 km da cidade.
Apresentado no evento de inauguração da 1ª piscina com água termal do Parque, o Instituto Amsterland é liderado e presidido por Patrícia Salles Soares de Barros Hillal, vice-presidente do Complexo Turístico Termal que está sendo erguido para desenvolver o turismo local e o município como um todo e tem como presidente seu filho, João Gabriel Soares de Barros Hillal.
“Falar do Instituto é falar de todo um trabalho de capacitação. É promover condições para as pessoas ficarem aqui e desenvolverem seu potencial em Livramento”, afirma Patrícia Barros.
A educação para o turismo é um dos focos do Instituto Amsterland. Entretanto, também trabalha em contexto com a educação de crianças e jovens como um todo. Para as crianças o tema da sustentabilidade está entre as prioridades como, por exemplo, a atividade de separação dos resíduos de forma correta. “É mostrar para a criança que a medida do seu crescer que valorize a cidade de modo a vir a colher depois os valores plantados nelas”, salienta a presidente do Instituto.
A formação de um olhar turístico das crianças em relação ao lugar em que vivem é fundamental para o Instituto Amsterland. “É a geração e desenvolvimento de uma mirada para o interior de cada uma delas, de modo que se reflita em ações para com a municipalidade”, destaca Patrícia Barros.
O trabalho com os jovens também segue na mesma linha de ação. “Visamos capacitá-los via projetos para que encontrem sua realização aqui em Sant’ Ana. Nos preocupamos com as crianças, mas são os jovens que irão dar continuidade”, ressalta a presidente.
O Instituto Amsterland já se debruça com a Força Jovem Santanense no programa Jovem Chef 2019, em que serão beneficiados jovens entre 16 e 21 anos e em situação de vulnerabilidade social. A parceria com a Prefeitura Municipal se dará por meios dos Centros de Referência de Assistência Social e postos de saúde para que se faça a divulgação e inscrição de jovens no programa. O Jovem Chef possibilita aos jovens uma participação produtiva e cidadã através do desenvolvimento de competências diversas, pretendendo: apresentar técnicas básicas de gastronomia, fomentar maior integração social e auxiliar no desenvolvimento da capacidade de planejar, decidir e trabalhar em equipe, valorizar o espírito empreendedor criando situações em que os jovens possam gerir ou aproveitar oportunidades e contribuir para a melhora da autoestima dos jovens, apresentando o conhecimento e o trabalho como caminhos de dignidade e futuro.