qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

“A gente vive numa democracia, mas não é assim que funciona”

Cátia Paines contou que passou por uma situação intimidadora ao ser informada que passaria a trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, pelo menos, quatro pessoas estavam na sala “assistindo de camarote” a transmissão das informações (Foto: Divulgação/AP)

Servidora afirma que foi deslocada de secretaria durante reunião intimidadora em uma sala com três advogados, assessores de Ico

A servidora Catia Paines foi deslocada de secretaria no início desta semana. Nos mês passado, a gestora pública – que há 20 anos é servente na Prefeitura – se envolveu em uma discussão com o secretário geral de Governo, Enrique Civeira, nas redes sociais. Após o pedetista emitir uma ordem de serviço proibindo os servidores públicos municipais de tomar chimarrão ou comer qualquer tipo de alimento nos balcões das Unidades Básicas de Saúde, Catia criticou a medida adotada pelo secretário, disse que concordava com ele, porém, que “o exemplo tem que vir de cima” porque tanto o secretário quanto o prefeito mantém reuniões tomando chimarrão. Civeira rebateu: “Não vejo problemas numa reunião em tomar chimarrão. Vejo problemas (em tomar) nas Unidades e Saúde atrás do balcão que não é lugar. A sra. deveria se preocupar em fazer seu serviço que deixa muito a desejar”, escreveu o secretário.
Catia respondeu: “pois é, vemos aqui a qualidade do gestor, tenta denegrir a minha imagem como servidora e depois, como se não bastasse, age como um gângster, ameaçando, só porque a outra pessoa emitiu opinião, e esse cidadão sonha em ser prefeito de nossa cidade”, diz parte da resposta.

Colocada à disposição

Uma semana depois de ter retornado da sua licença prêmio Catia contou que foi vista na cozinha da Prefeitura por um assessor do Prefeito que teria questionado o que ela estava fazendo lá. “No outro dia fui chamada na Secretaria de Administração e fui informada que estava sendo colocada na Secretaria de Saúde, à disposição do secretário Enrique Civeira”, conta a servidora.
Segundo ela, a informação foi dada na frente de uma comissão de assessores do prefeito Ico. “Fui recebida pelo secretário Fernando, pela Valéria Argiles (procuradora do Sisprem), Rodrigo Weber (Chefe de Gabinete) e o procurador-geral do Município, Ramzi Zeidan. Só quem se dirigiu a mim foi o secretário Fernando que disse que eu estava sendo colocada à disposição e não me deu motivo. Um estava se dirigindo a mim, os outros assistindo, como se diz, de camarote. É intimidador, humilhante”, classificou.
Toda vez que um servidor é colocado à disposição é dado a ele o motivo e, geralmente, é grave. “Não me deram motivo, mas deu para perceber, eles não querem a minha presença ali”, contou.

Nova secretaria

A gestora pública contou como foi a recepção na Secretaria da Saúde. “Cheguei às 7h30 e encontrei somente os servidores de carreira, assim como eu. Esperei o secretário, mas quem acabou me recebendo foi o Eder. Eu não me sito a vontade ali. Mesmo depois que o senhor Enrique tinha dito que o meu trabalho deixava a desejar. É uma situação irônica porque antes eu deixava a desejar, mas agora eu sirvo a ele. Deixei claro que não me sinto à vontade na secretaria pela presença dele. Como não me deram motivo, estou levando isso como uma perseguição, um castigo para mim. Uma tentativa de calar a minha boca, mas se eu tivesse medo eu não estava aqui (concedendo entrevista)”.
“A gente vive numa democracia, mas não é assim que funciona. Somos realmente é perseguidos, eu acredito que agora ele (o secretário Civeira) vai ter a oportunidade de aprender um pouco comigo e me pedir desculpa pela desmoralização que ele me fez passar”, finalizou.

Cátia Paines contou que passou por uma situação intimidadora ao ser informada que passaria a trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, pelo menos, quatro pessoas estavam na sala “assistindo de camarote” a transmissão das informações
(Foto: Divulgação/AP)

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro