Os alunos da Oficina de Música Cristiano Cesarino participam neste final de semana de mais um festival nativista dedicado exclusivamente para crianças e adolescentes, o Canto Moleque que chega a sua 23º em Candiota – RS . Um evento que tem por objetivo desenvolver, despertar e cultivar o gosto dos jovens pelos temas regionais através de interpretação vocal e instrumental da música sul rio-grandense.
Um festival visa promover os artistas amadores (entende-se por amadores, artistas que não seu utilizem da música de forma comercial e não possuem registro na Ordem dos Músicos do Brasil).
Candiota realiza nos dias 22, 23, e 24 de março, no Ginásio Dario Lassance, o 23º Canto Moleque: onde começa o artista. O festival amador de música nativista busca novos talentos gaúchos. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas no evento, que ainda terá shows dos Garotos de Ouro, Tchê Barbaridade e Joca Martins, além de exposição de artesanato e espaço cultural.
Sessenta artistas vão concorrer nas categorias mirim, juvenil e especial (adultos), inclusive cantores de Santa Catarina e Paraná, dos cinco aos 22 anos. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. O festival é conhecido por ajudar a promover novos nomes, como Priscila Olave Rodrigues, escolhida melhor cantora do Melhores do Ano da Música Regional Gaúcha de 2016, do Repórter Farroupilha, da RBS TV, e Luiza Barbosa Dias, atual participante gaúcha do The Voice Kids, que ficou em primeiro lugar do Canto Moleque de 2018.
Segundo a Comissão Organizadora, a principal ideia é reunir esses talentos, divulgar o Estado e a cultura, especialmente, entre as crianças.
Fotos : Matias Moura