Na tarde desta quarta-feira de cinzas aconteceu na Câmara de Vereadores uma sessão extradionária para tratar sobre a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) proposta pelos vereadores, Carlos Nilo, Aquiles Pires e Marco Monteiro, com o objetivo de investigar o processo seletivo realizado pela Secretaria de Educação do município. Durante a reunião os parlamentares receberam a oportunidade de se manifestar sobre o tema, convocando inclusive pessoas da comunidade para dar o seu depoimento.
Uma das pessoas que teve a oportunidade de se manifestar na tribuna, foi a professora Deisi Charão, que por 10 minutos discursou no plenário que registrou a presença de um grande público durante a reunião. A professora começou questionando em primeiro lugar as mudanças nas listas de aprovados no processo seletivo que foi realizado recentemente para preencher os cargos para as escolas municipais. Deisi afirmou que pessoas com menos qualificação e com um currículo inferior ao seu acabaram entrando na lista, assim como outras pessoas bastante qualificadas e com experiências que também não foram aprovadas.
O processo seletivo realizado pela secretaria de educação foi por meio de exposição curricular onde cada quesito conta uma certa quantia de pontos que são somados formando assim a nota final, selecionando os currículos com melhor pontuação. Mas segundo a professora não foi o aconteceu, onde algumas pessoas foram aprovadas sem a devida qualificação. Durante a sua fala a professora ainda fez uma denúncia grave onde disse estar sendo ameaçada de morte. “Sempre tive muito liberdade. Nunca tivesse nenhum problema com isso. Mas agora, depois que eu denunciei essa situação já recebi duas ameaças de morte na rua enquanto caminhava. Um homem chegou até mim e disse – Tu não tem medo de morrer-. Já registrei ocorrência sobre esse caso na DPPA. Tenho provas de tudo o que eu falei. Inclusive outras pessoas já vieram um carro me seguindo. “Desabafou a professora que disse não ter medo de morrer pois confia no trabalho da polícia.
Nesta quinta-feira (7) o trabalho segue na câmara de vereadores, 9h: Eleição do secretário e relator e a primeira reunião da CPI e as 10h uma reunião da comissão de Educação, presidente Melado, com os profissionais que participaram do processo seletivo.
Reportagem Matias Moura
Confira o depoimento da Professora a reportagem do Jornal A Plateia