BM e Policia de Rivera desarticulam quadrilha que furtava veículos na fronteira
Segundo informação do comando da BM, graças à troca de informações entre as forças de segurança, foi possível prender seis pessoas envolvidas neste tipo de crime, que furtavam carro em Livramento e desmanchavam em Rivera
Entre as principais dificuldades do combate ao crime organizado na fronteira, é justamente a questão da jurisdição das forças policiais que são autorizadas a agirem somente em seu território facilitando assim a ação de criminosos que praticam crimes e se evadem de um lado para outro.
Mas, de uns anos para cá está situação parece estar mudando, graças ao trabalho conjunto das forças brasileiras e uruguaias que têm cada vez mais trocado informações e assim possibilitando um combate mais eficaz aos crimes fronteiriços.Fato esse que possibilitou, recentemente, na desarticulação de uma quadrilha que estava furtando veículos em Santana do Livramento e levando para Rivera para o desmanche ou comercialização no mercado negro.
Segundo o comandante do 2º RPMon, Coronel Otero, por meio de um trabalho de investigação bastante apurado pela inteligência da Brigada Militar e Policia uruguaia foi possível identificar, pelo menos seis pessoas, que estavam envolvidas nesta pratica de crime. O modus operandi da quadrilha era furtar veículos, entre carros e motos, que geralmente ficavam estacionados em ruas pouco movimentadas da região central do município.
A investigação revelou que a quadrilha se utilizava de vias próximas à linha divisória para cometer os furtos e assim facilitar o ato criminoso. Uma dessas regiões era o Parque da Hidraúlica( DAE) e adjacências. Depois que os veículos eram furtados, os criminosos levam até o oficina que a quadrilha mantinha em Rivera como faixada e ali os veículos era ou desmanchados ou adulterados para assim a comercialização no mercado negro.
“Graças esse trabalho que nós realizamos em parceria com a policia de Rivera , conseguimos chegar até esses criminosos que já foram presos . Um deles confessou pelo menos o furto de 8 motocicletas. Três deles já foram condenados” destaca o Coronel Otero.
O comandante comenta que a Brigada Militar tem intensificado cada vez mais o patrulhamento de rotina e o policiamento ostensivo colocando diariamente nas ruas do município 20 viaturas que atuam em pontos estratégicos garantido a segurança da população. “Nós estamos trabalhando cada vez mais na busca por ações que venham garantir a segurança das pessoas. Aumentamos as abordagens e operações e conseguimos diminuir muito os índices de ocorrências de crimes. Nós pretendemos, ao longo dos próximos meses, colocar mais 30 câmeras espalhadas em pontos estratégicos para ampliar o nosso monitoramento da cidade e assim conseguir fazer um trabalho mais eficaz de combate à criminalidade “encerrou.