Texto do vereador Germano Camacho propõe a transformação da atual fiscalização feita pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana
O vereador Germano Camacho (PTB) aprovou por unanimidade um anteprojeto de lei, ou seja, uma sugestão ao prefeito Ico Charopen (PDT) para que a Administração Municipal crie em Livramento a Guarda Civil Municipal. A ideia é que os agentes que hoje fazem parte da Guarda de Trânsito se habilitem para também contribuírem na segurança pública do Município. “Não podemos apenas culpar o Estado e a União no que diz respeito à segurança”, disse ele.
Germano destacou que é necessário que o Município passe a se integrar, colaborar e auxiliar dentro das possibilidades para que do Livramento seja uma cidade ainda mais segura. A proposição do vereador Germano foi aprovada na quarta-feira (20) e agora será encaminhada ao Executivo Municipal. Através dessa proposta, Camacho quer que a Prefeitura assuma parte da responsabilidade “de proteger tanto o patrimônio quanto a vida das pessoas”.
O anteprojeto foi fundamentado durante meses no gabinete do parlamentar – que conta com um ex-secretário de Trânsito e ex-procurador de Livramento. O previsto na Constituição Federal sobre segurança pública também foi lembrado. É “dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio” e que “os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações”.
O anteprojeto também se fundamenta no Estatuto Geral das Guardas Municipais, que autoriza a criação das guardas civis municipais. “Esse anteprojeto vem no entendimento de que a Prefeitura pode fazer mais para seu cidadão no que se refere à prevenção e combate à criminalidade”, explica o vereador Germano Camacho.
“Além disso, é importante ter em conta também a economia que essa proposta representará, uma vez que a futura Guarda Civil irá utilizar, em um primeiro momento, todos os equipamentos e estrutura já disponíveis para o serviço de fiscalização de trânsito”, acrescentou.
Também poderá ser realizado um concurso para agentes civis. “Isso porque os agentes de trânsito não vão ser obrigados a se tornar um guarda civil, se quiserem, podem ficar responsáveis somente pelo trânsito”, disse o vereador. Em Germano Camacho acredita que o projeto não terá dificuldades junto ao Poder Executivo Municipal. “Eu já solicitei uma agenda com o prefeito Ico Charopen para tratarmos sobre esse assunto. Certamente ele será sensível a essa importante demanda comunitária”, afirmou.