Na manhã desta quinta-feira (21) a Câmara de Vereadores realizou uma sessão extraordinária para debater várias questões relativas a pasta da agricultura. Na reunião presidida pelo vereador Mauricio “Galo” Del Fabro e coordenada pelo vereador Leandro Ferreira, a Comissão Permanente de Agricultura da Câmara de Vereadores recebe a secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carolina Menezes, e o supervisor de Estradas Rurais, Vinicius Repetto Monteblanco. A reunião debate a seguinte pauta: Situação dos convênios do Município com o INCRA e a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR do Governo do Estado para recuperação e manutenção das estradas; Previsão de liberação e uso dos recursos correspondentes ao Decreto de Emergência, e; Situação das pedreiras e possibilidade de criação de novas áreas para retirada de material.
Durante a reunião presidida os vereadores puderam encaminhar os seus questionamentos aos representantes da pasta da agricultura. Sobre o convenio com o INCRA responsável por ceder 18 máquinas para o município a secretária disse na tribuna que o convênio expirou que que é necessário uma nova solicitação, já os convênios mais antigos do SDR referente também a aquisição de maquinas já estão formalizados. “Temos também o do cooperativismo do estado do RS.
Os equipamentos do SDR são uma retroescavadeira, um rolo compactador, uma escavadeira hidráulica e esse convênios são estão formalizados e a gente precisa saber quando a gente vaio poder utilizar esses equipamentos para o serviços e também prestar contas sobre sua utilização. Também nós assinamos um convenio com a sessão de uso de um caminhão baú e o primeiro termo aditivo de uma balança e de uma empilhadeira para a feira do produtor, por meio de um projeto que a secretaria de agricultura fez para modernização das centrais de recebimento de produtos agrícolas da indústria familiar”.
Já sobre o maquinário que faz parte do convenio com o INCRA a secretaria disse que a maioria das máquinas estão estragadas e sem condições de uso. “ Essas máquinas são foram arrumadas porque nós estamos sem verba para isso , os caminhões precisam de pouca manutenção segundo os nossos mecânicos, nós temos uma motoniveladora do INCRA que está rodando e outra que veio estragada nas parte dos rolamentos e as mangueiras que precisam ser trocadas , tem também um rolo que está funcionando , já a escavadeira hidráulica está estragada, o trator agrícola está rodando e é o que está nas estradas e puxa lamina , duas camionetas estão estragadas e outra está rondando e mais 5 caminhões estragados e apenas um rodando” disse.
O diretor do departamento de estradas Vinicius Repetto destacou também durante a sua fala o apoio incondicional dos produtores rurais que tem auxiliado a prefeitura na recuperação, prestando um suporte logístico com a doação de combustível, alimentação e pernoite aos trabalhadores. “Nós dependemos totalmente do apoio dos produtores, porque neste locais distantes fica bastante difícil de ir e vir para a cidade todos dos dias. Então se eles tiveram onde almoçar e posar o serviço acaba rendendo o dobro” .
Vinicius também comentou sobre uma nova parceria com o Exército Brasileiro para recuperação de 40 quilômetros de estradas. “Eles virão para ficar 12 dias aqui no município para recuperar um trecho na estrada do Upamaoti. São militares do Batalhão de Engenheira de Dom Pedrito e falta agora o cronograma deles que vem lá do comando para eles nos passarem, será Bagé, Dom Pedrito e Livramento onde eles irão estar atuado” disse.
Postado por Matias Moura