O movimento foi intenso na tarde deste sábado (02), no Centro de Controle Integrado, no Shopping Siñeriz. No local, são registradas as entradas e saídas dos estrangeiros dos dois países. Por volta das 15h30min as filas se formavam no espaço que fica no Shopping Sineriz. Entre os turistas que mais usam a fronteira para entrar e sair do Brasil são os argentinos que, com a virada do mês e o início do fim de semana, iniciam ou encerram suas férias.
Ainda não há o número oficial deste sábado, mas já é diferente do que o jornal A Plateia flagrou na primeira quinzena de janeiro, que entre os dias 1 a 15, passaram pela fronteira apenas 7.106 argentinos. No ano passado, no mesmo período, ano passado foram registradas 12.365 entradas, por esta fronteira, praticamente o dobro dos visitantes.
Enfrentando uma desvalorização nunca vista anteriormente em relação ao dólar, a economia Argentina vem passando uma situação delicada, recorrendo a empréstimos ao FMI (Fundo Monetário Internacional) para tentar conter a cadeia de efeitos negativos em sua economia.
Fotos: Marcelo Pinto