Muitos santanenses se surpreenderam ao ver um rosto conhecido pela TV na transmissão do jogo de quinta-feira entre Grêmio e São Luiz pelo Campeonato Gaúcho. O santanense Francisco Soares Dias, 32 anos, foi o quarto árbitro da partida apitada pelo consagrado Leandro Vuaden. A presença do santanense num jogo da elite do futebol gaúcho, porém não é nenhuma novidade para a nova safra de árbitros locais no cenário do futebol gaúcho, onde ele é o principal representante. Qualificado no quadro da FGF como categoria B, Chico, como é conhecido em Livramento, está lotado na delegacia de Porto Alegre é integra a equipe que vai trabalhar no Campeonato Estadual. Ele alias, já havia trabalhado antes de quinta-feira, pois na segunda rodada foi escalado também como quarto árbitro na partida entre Juventude e São José no Estádio Alfredo Jaconi. O árbitro foi Douglas Schwengber da Silva.
Profissionais
Arbitragem de Livramento no quadro da Federação Gaúcha. Além dele também estão Wagner Silveira Echevarria, 32 anos, Dakimalo Garra Gomes, 26 anos, e Luiz Paulo Duarte, 31 anos. Considerada a segunda geração de árbitros federação, Danilo da Fontoura e Anderson Echevarria foram os pioneiros, o atual quarteto se destaca pela postura com que encaram a atividade. Se para a legislação a função árbitro de futebol é ainda amadora, para atuais representantes de Livramento no cenário o profissionalismo impera. Todos tem formação acadêmica, Wagner, Chico e Luiz Paulo são formados em educação física e Dakimalo está cursando administração na Unipampa, curso de qualificação em futebol e futsal e estudos constantes sobre regras inovações na arbitragem. Fora a qualificação teórica o quarteto tem rotina de atletas, com treinos semanais para manter a forma e simular testes físicos para quando estarem aptos aos temíveis testes aplicados a cada seis meses FGF. Os do primeiros semestre foram aplicados entre 16 e 18 de janeiro e todos os quatro santanenses foram aprovados. Mais do que companheiros na arbitragem, os santanenses são parceiros na vida pessoal e trabalham junto para crescerem e representar cada vez melhor a cidade no cenário gaúcho.
Trajetória
Francisco Dias surgiu no esporte santanense como goleiro revelado nas escolinhas da cidade. Chegou a ser um goleiro promissor e aos 14 anos se transferiu para o Vasco da Gama e defendeu a Seleção Brasileira Sub 15. Como profissional ele defendeu a Ulbra e o 14 de Julho, entre outros clubes, mas de volta a Livramento ele encerrou carreira e chegou a se aventurar na função de treinador de goleiro. A arbitragem foi seu próximo caminho no esporte e desde 2012, quando entrou para o quadro da FGF, é encarada como uma das prioridades pessoais. Francisco Dias hoje é árbitro da categoria B e o objetivo é manter o crescimento e atingir categoria A, onde estão os melhores e mais requisitados árbitros do futebol gaúcho.