qua, 27 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Buscas por jovem erechinense chega ao terceiro dia

O caçador natural de Erechim, iniciais A. P., 26 anos, está desaparecido desde a tarde de sábado, (26). O Comandante da Brigada Militar, Ten.Cel. Otero pediu serenidade e acredita que o jovem será localizado.

As buscas pelo jovem de 26 anos, A. P., natural de Erechim, continuam nesta segunda-feira (28) na área de propriedade da Estância São Roberto, que fica há 78 km do Centro de Santana do Livramento e próxima da cidade de Quaraí. O jovem está desaparecido desde o último sábado, 26. Cães Farejadores da Polícia de Rivera, no Uruguai, também estão ajudando nas buscas. Um Grupo de militares do Exército, do 7°RCMec também está prestando apoio no local e auxiliando as equipes. Três drones estão fazendo o mapeamento da área e também ajudam nas buscas do jovem, um dos equipamentos é do Grupo A Plateia e foi solicitado pela Brigada Militar. Os drones podem alcançar uma distância de até 7km do ponto de controle do piloto. Um dos equipamentos está fazendo vôos rasantes na mata na tentativa de localizar o jovem.

Uma equipe do Pelotão Ambiental está no local desde o sábado sob o comando do Tenente Coronel Otero.

Em entrevista, o Comandante pediu tranqüilidade e disse que uma grande equipe está trabalhando nas buscas pelo jovem, incluindo também equipe dos Bombeiros e pessoas da comunidade com alto conhecimento de caça e treinamento.

Segundo o Comandante, na madrugada de domingo, choveu forte na região, o que pode prejudicar apagando rastros ou pistas que levem a uma rápida localização do jovem, contudo, o comandante está confiante no trabalho da equipe e no sucesso da operação.

O caçador estava na posse de uma arma, um GPS e uma mochila e segundo a equipe acredita-se que ele tenha caído ou fraturado algum membro, o que tenha impossibilitado sua locomoção. Também é possível que a bateria do GPS já tenha acabado.

As últimas informações colhidas pela reportagem que está no local acompanhando o grupo de buscas é que o cão que pertence ao jovem teria aparecido. A região possui boa parte de mata fechada e é conhecida pela presença constante de javalis. Por esta razão, a Estância acabou se tornando referência para a prática do esporte de caça ao javali, animal considerado uma praga por muitos produtores por devastar produções e ter um alto índice de natalidade. O Javali também é conhecido pela força e por ser um animal violento.

O caso

Um grupo de 10 amigos oriundo de Erechim chegou à Estância São Roberto no sábado, dia 26, para a prática da caça ao javali. Já em campo, os amigos resolveram fazer uma pausa para se refrescar, foi quando um cão avistou um desses animais na mata e começou a perseguição. Dois amigos resolveram seguir o animal, um deles o jovem desaparecido.

Ao chegaram à mata fechada, um dos amigos desistiu e resolveu voltar, mas o jovem de iniciais A.P. decidiu seguir na perseguição. Ele usava um colete laranja. Passada algumas horas sem notícia do amigo, o grupo resolveu acionar a Brigada Militar e pedir ajuda, foi quando o Pelotão Ambiental da BM de Santana do Livramento foi ao local e iniciou as buscas. A identidade do jovem ainda está protegida por ordem da Brigada Militar. Familiares do jovem já estão na cidade acompanhado o caso.

FOTOS MARCELO PINTO /AP