qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Novo Governo gaúcho reforça mobilização na luta pelas compensações de débitos com a União

Em encontro realizado no Palácio Piratini, domingo passado, governador Eduardo Leite e líder do Governo, deputado Frederico Antunes, defenderam os benefícios da Lei

O deputado estadual Frederico Antunes participou no último domingo (20/01), em Porto Alegre, de reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, integrantes da bancada federal gaúcha, o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, e o governador de São Paulo, João Dória.
O encontro foi realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini para discutir três pautas: regime de recuperação fiscal, compensações pela Lei Kandir e pagamento de precatórios.
Na oportunidade, o deputado Frederico entregou aos governadores Leite e Dória, ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia e aos deputados federais gaúchos, o relatório final da Comissão da Lei Kandir, onde são apresentadas sugestões para o aumento de repasse aos Estados exportadores, em especial o Rio Grande do Sul.
A Lei Kandir, ou Lei Complementar nº 87, foi publicada em 13 de setembro de 1996 e entrou em vigor em 1º de novembro de 1996, dispondo sobre o imposto dos estados e do Distrito Federal nas exportações. Em poucas palavras, a Lei, de autoria do ex-deputado federal Antônio Kandir, impede que os Estados cobrem Imposto sobre a Circulação de Mercadorias – ICMS sobre os produtos e serviços exportados pelo Brasil. A Lei Kandir causou perdas importantes na arrecadação de impostos estaduais. Apesar de que o governo federal ficou comprometido em compensar tais perdas, as regras para essa compensação não ficaram tão claras.
O impasse entre o Governo e os Estados prejudicados já se estende há anos. O que ocorre é que o governo apenas estabelece valores parciais para compensação e os lança no orçamento público da União. Os Estados são obrigados a indenizar as empresas do ICMS cobrado sobre insumos usados para as exportações. Parte destes recursos é repassada pela União, contudo, o repasse às empresas é lento, pois os créditos que elas possuem muitas vezes são referentes a um ICMS pago sobre um insumo comprado em outro Estado.
Entre outras propostas, o deputado Frederico Antunes realizou estudos a partir dos quais sugere a compensação de débitos do Governo do Estado com a União. Assim como outros Estados da Federação, o Rio Grande do Sul deixou de arrecadar bilhões de reais em ICMS. Há cálculos que indicam que o Estado deve quase R$ 70 bilhões ao Governo Federal, enquanto que a compensação chegariafacilmente à casa dos R$ 60 bilhões. O deputado Frederico Antunes defende que a compensação referente à Lei Kandirserá importante para o trabalho de equilibrio fiscal do Governo gaúcho.

Frederico Antunes explicou a proposta ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia. A proposta tem o apoio do governador Eduardo Leite

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro