O papel do advogado na criação de teses e mudanças sociais
Carolina Normey é advogada, membro da Comissão Estadual da Mulher da OAB RS, presidente da Comissão da Mulher Santana do Livramento, membro da Comissão da Criança e do Adolescente e secretária Geral da Subseção de Santana do Livramento. Especialista em Direito do Consumir, Família Sucessões e Processo Civil. Carolina começou jovem na militância da advocacia e acredita que o trabalho do advogado é de suma importância para a construção de uma comunidade mais justa.
“As mudanças de paradigmas e criação de jurisprudências se dão graças ao esforço e trabalho de um profissional que zela pelo interesse do seu cliente. O resultado obtido é sempre fruto deste esforço, muitas vezes pouco valorizado”, comentou.
Carolina lembra ainda que o embate jurídico nem sempre é o melhor caminho, “advogar nem sempre é brigar bem, mas zelar pelo melhor interesse da parte, isto quer dizer que um acordo pode ser um resultado mais que satisfatório e não sinal de fraqueza”, lembrou. A advogada é defensora da Mediação, uma prática na solução de conflitos que pode gerar economia de tempo, finanças e mesmo do emocional e se tornar mais satisfatório para as partes, quando elas podem de fato resolver problemas que ultrapassam o que está dentro do processo.
Reconhecida como jovem liderança, Carolina Normey acredita que o papel do advogado é ser voz da comunidade e esta luta muitas vezes se faz da defesa de um cidadão diante de grandes empresas, conglomerados econômicos ou instituições, “não podemos nos conformar, é assim que as mudanças acontecem”. dormientibus non succurrit jus: O Direito não Socorre aos que Dormem.