Comissão será formada para investigar aparecimento de composto de agrotóxico em plantas na região urbana do município
Nesta semana foi anunciado pelo Portal da Prefeitura de Santana do Livramento que o Prefeito Solimar Ico Charopen Gonçalves, sancionou através da aprovação da Câmara de Vereadores, a exclusão do imóvel localizado na Rua dos Andradas nº 611 (antigo Cinema Colombo) do Inventário do Patrimônio Cultural do Município, para que seja realizado um investimento no local.
Até o momento o que se sabe é que um investidor de fora do estado comprou o lugar enquanto pertencia ao inventário e agora, com a provação da Lei, irá construir um prédio para abrigar repartições públicas e lojas comerciais. O atual presidente do Legislativo, Gallo del Fabro, foi um dos que apoiaram esta idéia juntamente com o vereador Germano Camacho. Mesmo com parecer contrário do Conselho de Arquitetos da cidade e de orientação do Plano Diretor o projeto foi aprovado por maioria na Câmara de Vereadores.
Ocorre que em dezembro de 2018 o Ministério Público Estadual instaurou abertura de Inquérito Civil por meio da portaria 01612.000.394/2018 com o objetivo de apurar possíveis irregularidades envolvendo a retirada do imóvel do Cine Colombo do Inventário do Patrimônio Cultural que também integra do Plano Diretor Participativo do Município, conforme Lei complementar 45/2006. O Investigado é o Município de Santana do Livramento.
Segundo informações da Promotoria de Livramento, o caso está sendo apurado. Esta semana aconteceu uma reunião com o Promotor e pessoas ligadas à Defesa do Patrimônio Cultural e há também a informação de que a Prefeitura já foi notificada para prestar informações sobre o caso.