Enxame é cerca de 15 vezes maior do que o tamanho normal. Especialistas dizem que fenômeno é raro, e pode ter relação com a temperatura.
Criadores de abelhas de Caçapava do Sul, Região Central do RS, tentam descobrir porque dezenas de enxames escolheram um pomar para se instalar. O agricultor Marino Mota notou a chegada das abelhas em sua propridade, que fica a 5 km do centro da cidade, e já conseguiu dividir o enxame em dez caixas, porém ainda tem muita abelha.
Segundo os especialistas, um enxame normal tem o tamanho equivalente ao de uma bola de futebol. Porém, o enxame da propridade de Marino é pelo menos 15 vezes maior do que isso.
Especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) estiveram no local e coletaram insetos para pesquisa, para descobrir a origem dos animais e o motivo de se agruparem no pomar.
O caso chama atenção pois os especialistas da região afirmam que nunca viram algo parecido. Normalmente, quando os enxames se encontram, acabam brigando, e só o mais forte sobrevive. Porém, no pomar de Marino, eles se agrupam.
“Existe uma disputa territorial e por isso vai haver uma eliminação, a mais forte ficaria e ali partiria um enxame que começaria a dispersar de novo, fazendo as enxemeações que nós estamos acostumados a presenciar”, explica a instrutora do Senar, Maristela Kügel.
Especialistas dizem que é provável que as abelhas estejam estressadas, fugindo do calor, de alguma queimada com muita fumaça ou até mesmo de defensisos agrícolas usados em lavouras.
Além disso, Aroni Satler, coordenador do Laboratório de Apicultura da UFRGS, também observa que o fato pode ter a ver com as altas temperaturas do verão. “Nas últimas semanas deu um calor muito intenso. As colmeias recém terminaram a produção, então estão superpovoadas. Na tentativa de sobreviver, as rainhas abandonam a colmeia e levam uma parte do enxame junto. Agora a grande dúvida é entender porque elas se concentraram aqui”, diz.
Fonte : G1 https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/01/07/enxame-de-abelha-gigante-em-pomar-intriga-agricultor-na-regiao-central-do-rs.ghtml