Laudo indica que amostra coletada em uma praça da cidade estava contaminada por resquício do herbicida 2,4-D, aplicado em lavouras de soja
Resíduos do herbicida 2,4-D, aplicado em lavouras de soja, foram encontrados na zona urbana de Santana do Livramento, na Fronteira. Nesta sexta-feira (4), a Secretaria da Agricultura recebeu laudo laboratorial com resultado positivo. A coleta foi feita em uma amostra de cinamomo da Praça Oriovaldo Grecelle, em frente ao Hospital Santa Casa, região central da cidade. A quantidade de resquício encontrada foi 0,01 miligrama por quilo, o que já é considerado resíduo do químico. A deriva do herbicida 2,4-D já foi comprovada em videiras e oliveiras em regiões do Estado.
— Nos surpreendeu, sim, ter encontrado isso em zona urbana. Quem detectou foram os nossos fiscais que estão na rua. Começaram a verificar dentro da cidade que vegetais tinham os mesmos sintomas do campo (frutos secam e não se desenvolvem, por exemplo) — diz Fabíola Boscaini Lopes, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Agricultura.
Agora, os laudos serão encaminhados para a Secretaria da Saúde e para o Ministério Público, que tem inquérito em tramitação para apurar os danos causados pela deriva do agrotóxico.
Fonte: GaúchaZH