qua, 5 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

“Me ofereceram cargo para eu desistir”, afirma Garrão sobre eleição na Câmara

Vereador do partido do prefeito Ico Charopen (PDT) contou como foi a pressão para que ele desistisse da sua candidatura à presidência do Legilativo e apoiasse o tucano Maurício Galo del Fabro

Na contramão de ter alguém do seu próprio partido na presidência da Câmara, o prefeito Ico Charopen apoiou o vereador Galo na eleição da Câmara. O vereador Ulberto navarro – Garrão (PDT) afirmou que o secretário Geral de Governo, Enrique Civera, teria lhe oferecido um cargo no Executivo Municipal para que o parlamentar desistisse da sua candidatura à presidência.
“Eu sempre apoiei o Governo Ico aqui na Casa, com seus projetos, jamais fui para a tribuna e falei mau da pessoa do prefeito Ico, como da família dele. Ele me nega que se envolveu na mesa, mas eu tenho certeza absoluta ele esse envolveu na mesa. Ontem, para a minha surpresa o partido se reuniu com a Executiva para pedir que eu retirasse a minha candidatura, o Enrique Civera me ofereceu um cargo para eu desistir, mas eu disse que não retiraria, embora dos 16 votos que eu tivesse um voto, eu não retiraria a minha candidatura. E disse, se vocês acham que eu estou errado, que me expulsem do partido”, disse Garrão, lamentando a atitude do Governo.
Em um acordo de cavalheiros, feito em 2016, 09 parlamentares – que apoiavam o Governo Municipal fecharam um acordo para que os quarto presidentes dessa legislatura fossem Maria Helena, em 2017; Danúbio Barcellos, em 2018; Maurício Galo del Fabro, em 2019; e Romário Paz, em 2020. “Eu mesmo que fiz o acordo dos nove”, confirmou Garrão, destacando que aconteceram diversos desentendimentos.
Segundo ele, o seu afastamento vem desde o episódio em que o parlamentar usou palavras de baixo calão para se referir a vice-prefeita Mari Machado (PSB). “Naquele então, ninguém do meu partido ficou do meu lado”, lembrou com certo ressentimento. Garrão afirma que essa falta de apoio o levou a colocar o seu nome à disposição para presidir o Legislativo.