O prazo limite é o dia 06 de janeiro para que os socialistas deixem as funções na Administração pedetista
A vice-prefeita Mari Machado (PSB) confirmou, nessa sexta-feira (21), que o Partido Socialista Brasileiro deixará o Governo do prefeito Ico Charopen (PDT). Os cargos, segundo ela, precisam ser entregues pelos partidários até o dia 06 de janeiro. Entre as baixas, obviamente, estão o secretário da Saúde, Sérgio Aragon, e a diretora-presidente do Sistema de Previdência Municipal, Carla Saraiva.
Mari disse que se reuniu antes do fim do meio dia no gabinete do prefeito, no palácio Moysés Vianna, com Ico e o presidente do PSB, Sergio Aragon. “Informamos a ele a decisão tomada no diretório do partido nessa semana, que vamos sair do governo”, afirmou a vice-prefeita Mari.
No início deste ano, a socialista contou em uma entrevista exclusiva ao Jornal A Plateia, que foi afastada do Governo pelo mandatário municipal porque Ico queria colocar alguém de sua confiança. Na oportunidade Mari foi isolada no seu gabinete, deixando de responder pelas secretarias Geral de Governo; Planejamento e Meio Ambiente; e Habitação.
Meses depois, outra dirigente do PSB, a secretária de Assistência e Inclusão Social, Carla Saraiva, também foi retirada da pasta que atuava por causa da sua experiência, no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Carla também foi deslocada para outra função dentro do Governo, como diretora-presidente do Sisprem.
Sérgio Aragon foi o único secretário mantido após o rompimento do prefeito com a vice-prefeita. Desde janeiro de 2017, quando o projeto do “Governo Ico e Mari” começava a sair do papel, Aragon está conduzido a Secretaria da Saúde, que tem uma gestão reconhecida pela comunidade de Sant’Ana do Livramento.
A vice-prefeita contou que durante a reunião entre ela, Ico e Sérgio, o prefeito tentou postergar a decisão do PSB, pedindo uma nova conversa na semana que vem. Mas ela confirmou a decisão partidária e afirmou que o PSB está saindo do Governo. “Inclusive durante a reunião eu tranquilizei o prefeito sobre as suas férias”, referiu-se Mari dizendo que quando assumir a Prefeitura interinamente, quando Ico se afastar não deve tomar nenhuma decisão diferente da forma que vem sendo conduzida pelo pedetista.
Com a decisão da saída do partido, os integrantes do PSB que estiverem na equipe de Governo, deverão entregar os cargos. Apesar disso, a vice-prefeita disse que continuará à disposição para manter o compromisso para o qual foi eleita. Inclusive, Mari confirmou que esteve em Brasília, na semana passada e já está articulando uma agenda com o novo ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni para apresentar dois projetos que ela tem para Livramento.