O futuro governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o vice Ranolfo Vieira Júnior (PTB), deputados estaduais e federais e senadores eleitos no estado foram diplomados nesta quarta-feira (19) na capital gaúcha. A cerimônia realizada na Casa da Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) marca a diplomação marca o encerramento do chamado período eleitoral.Os eleitos no pleito de 2018 subiram ao palco após as 17h30. Na abertura da solenidade e durante a diplomação, gritos de “Lula” e “Bolsonaro” se misturavam na plateia do espaço, que ficou lotado.
Após a entrega dos diplomas, Leite fez um pronunciamento em tom amistoso, prometendo trabalhar para todos os gaúchos.”Numa eleição, é próprio que nós debatamos a divergência. Desde que me elegi governador, tenho procurado conversar com todos, aqueles que concordam e os que discordam de mim”, afirmou Leite. “Juntos temos de trabalhar reconhecendo os pontos que nos unem”, completou.
Ao todo, além do governador e do vice, os senadores Luiz Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT), 31 deputados federais e 55 deputados estaduais foram convidados a receber os diplomas nesta quarta.Entre os que compareceram, estavam o deputado federal Marcel van Hattem (Novo), que foi o mais votado no estado, com 349,8 mil votos, e o deputado estadual Luciano Zucco (PSL), que também liderou em número de votos, sendo escolhido por 166.747 eleitores.Eleitos deputados federais, Onyx Lorenzoni (DEM) e Osmar Terra (MDB) não compareceram à cerimônia. Ambos foram anunciados como ministros da Casa Civil e da Cidadania, respectivamente, no governo Bolsonaro.
Também eleito deputado federal, Paulo Pimenta (PT) não foi ao evento. Assim como os eleitos deputados estaduais Zilá Breitenbach (PSDB) e Adolfo Brito (PP).Os suplentes poderão retirar os diplomas a partir do 7 de janeiro de 2019 no gabinete da presidência do TRE-RS (Rua Duque de Caxias, 350).
Fonte G1 Rs