seg, 14 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Santa Catarina se prepara para retirada da vacinação contra aftosa em outros estados

Segundo nota da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (Seap/SC), o Brasil se prepara para conquistar o certificado internacional como país livre de febre aftosa sem vacinação em 2023. Foto Internet.

Único estado livre de febre aftosa sem vacinação, Santa Catarina se prepara para um grande desafio: a retirada da vacina no restante do país. O Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA) está em andamento e, em novembro de 2019, o Paraná já irá suspender a vacinação no seu rebanho. Para discutir os riscos e oportunidades que o PNEFA traz para Santa Catarina, lideranças do agronegócio, técnicos e representantes dos produtores estiveram reunidos na terça-feira (18) em Florianópolis (SC) para o Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa.

Segundo nota da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (Seap/SC), o Brasil se prepara para conquistar o certificado internacional como país livre de febre aftosa sem vacinação em 2023. Desde 2007, Santa Catarina se mantém como o único estado brasileiro livre da doença com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O último foco de febre aftosa em Santa Catarina aconteceu em 1993 e a partir de 2000 foi suspensa a vacinação contra a doença e proibida entrada de bovinos provenientes de outros estados, onde a vacinação é obrigatória. Em 2007, o estado recebeu a certificação da OIE como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

O status sanitário diferenciado logo se transformou em uma vantagem competitiva e Santa Catarina se tornou o maior exportador de carne suína e o segundo maior exportador carne de frango do país, alcançando os mercados mais exigentes do mundo, lembrou a secretaria.

A conquista e manutenção do status sanitário exigem esforços conjuntos do governo de Santa Catarina, Ministério da Agricultura, agroindústrias e produtores rurais. “Os produtores catarinenses entenderam a importância da certificação internacional para valorizar os produtos e tem sido o esforço e a colaboração de cada um que permitiu que chegássemos até aqui e permanecêssemos há 25 anos sem nenhum caso de febre aftosa no estado”, disse na nota o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

Para manter o status sanitário diferenciado, além dos esforços com rastreabilidade, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) mantém 63 barreiras sanitárias fixas nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina que controlam a entrada e a saída de animais e produtos agropecuários.

O governo do estado mantém ainda um sistema permanente de vigilância para demonstrar a ausência do vírus de aftosa em Santa Catarina.

Fonte: Carne Tec

Inédito – Conheça a representante de Livramento no Miss Rio Grande do Sul 2025/2026

O concurso Miss Rio Grande do Sul 2026 está previsto para o final de maio de 2025. O local do evento ainda não foi definido Por Matias Moura Pela primeira vez na história de Sant’Ana do Livramento haverá uma representante na final do concurso Miss Rio Grande do Sul que enaltece a beleza e o conhecimento da mulher gaúcha. O

Janete Badra Inteligência em Imóveis Marca Presença no IMOB ACADEMY em São Paulo

Janete Badra Inteligência em Imóveis está sempre atenta às tendências do mercado imobiliário e, nesta semana, participa de mais um evento que promete trazer grandes novidades. A Dra. Janete está em São Paulo, imersa no IMOB ACADEMY, um evento voltado à atualização profissional e à apresentação de inovações, que reúne especialistas de todo o país. Fiquem ligados, muitas novidades estão