Município implantou tecnologia com mecanismos que visam à economia de recursos financeiros e transparência na administração
Com o objetivo de gerar economia aos cofres públicos e aumentar a eficiência nas demandas, a prefeitura do município de Capão da Canoa (RS) está informatizando a sua gestão. A 1Doc, plataforma em nuvem de comunicação, atendimento e gestão documental, iniciou sua implementação na gestão com o intuito de aumentar a eficiência nos trâmites internos entre as Secretarias do Poder Executivo Municipal.
Em vigor desde dezembro na prefeitura, a tecnologia possui mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos, gerando a celeridade dos atos administrativos e permitindo transparência e acesso à informação para todos os cidadãos. É possível oferecer resposta aos pedidos e requerimentos, nos prazos estabelecidos em lei, via internet.
Com o uso da plataforma, a gestão do município irá fazer também a realização de processos seletivos para cargos na prefeitura de modo totalmente online. Desta forma, tanto o processo de abertura de vagas, como a realização de inscrições, será feito digitalmente. Com isso, os candidatos não precisarão mais se deslocar presencialmente até a sede da prefeitura – gerando celeridade no processo.
De acordo com estimativas preliminares da 1Doc, a prefeitura da cidade, que possui cerca de 48mil habitantes, poderia gerar uma economia mensal de cerca de R$ 28mil com a informatização. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel. Com a plataforma, os processos já nascem digitais e proporcionam, entre outros benefícios, que o atendimento ao cidadão seja simples e transparente.
Além de Capão da Canoa, a 1Doc atua também nos municípios de São Sepé e Nova Pádua. No Brasil, mais de 50 municípios e outros órgãos públicos já adotaram a informatização da gestão com a total eliminação do papel nos trâmites diários. Os últimos municípios a adotarem a plataforma 1Doc foram Presidente Prudente (SP), Barra dos Coqueiros (SE) e Piraquara (PR). O Instituto de Previdência do Servidores de Rio Preto (RioPretoPrev) também adotou recentemente a solução.
Sobre a 1Doc
Fundada no ano de 2014 em Florianópolis (SC) por Jéferson de Castilhos e Jaison Niehues, a 1Doc é uma plataforma em nuvem que auxilia os servidores públicos a organizar o trabalho, se comunicar melhor e atender as demandas da população com maior eficiência, transparência e engajamento. Além de substituir o papel a partir do registro das demandas internas e externas dos órgãos, a ferramenta monitora o andamento das rotinas diárias em cada setor do órgão, dando total transparência de onde estão as informações e quando deve ser resolvido. A 1Doc já está presente em diversas prefeituras do País. Mais informações em: www.1doc.com.br
IGOR REIS
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