sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Logistas esperam aquecimento do comércio para o Natal

Sérgio Oliveira, representante dos Logistas em Livramento

Mesmo com o bom prognóstico, vagas temporárias de trabalho serão minoria

O ano de 2018 ficou conhecido também pela crise finaceira que abalou diversos setores da economia. Para a cidade de Livramento, os logistas veem com cautela o movimento para as compras de Natal de 2018 e esperam um reaquecimento no início do ano seguinte.
O logista Sérgio Oliveira comentou: “nossa perspectiva é de que possamos ter um bom movimento, muito embora saibamos das dificuldades econômicas vivenciadas. O natal é sempre a melhor data para o comércio em geral. Gostaríamos muito de estar conversando sobre assuntos que nos trouxessem garantia de contratações temporárias para alegria de muitos que ainda estão desempregados. Entendemos que a partir do ano que vem nossa economia começará a reagir, talvez ainda tenhamos que enfrentar algumas turbulências, mas está na hora de o Brasil reagir.
Quanto ao nosso comércio especificamente, temos algumas características de compras de última hora, por essa razão, muitos comerciantes deverão abrir seus estabelecimentos também nos domingos que antecedam ao natal. Essa possibilidade é expressada pela lei 10101: LEI Nº 10.101, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 / DOU de 20.12.2000. “Art. 6o Fica autorizado o trabalho aos domingos nas atividades do comércio em geral, observada a legislação municipal, nos termos do art. 30, inciso I, da Constituição.(Redação dada pela Lei nº 11.603, de 2007)”
Parágrafo único. O repouso semanal remunerado deverá coincidir, pelo menos uma vez no período máximo de três semanas, com o domingo, respeitadas as demais normas de proteção ao trabalho e outras a serem estipuladas em negociação coletiva. (Redação dada pela Lei nº 11.603, de 2007). O melhor seria dar a folga antecipada ao domingo trabalhado. Muitas vezes os comerciantes ficam em dúvida se é necessário constar na convenção coletiva e, como ainda não foi fechada nossa convenção, muitos empresários ficam na dúvida. Mas o que diz a lei é exatamente isso, cumprindo a legislação o empresário está correto”.
Sobre ums perspectiva de aquecimento da economia, Sérgio diz que sempre existe a torcida para que jaha uma melhora, “a CNC diz que teremos crescimento, em Livramento não temos uma pesquisa”.

Sérgio Oliveira, representante dos Logistas em Livramento

Novembro Azul

Morador de Sant’Ana do Livramento participa de exposição fotográfica da Aapecan Uruguaiana