Com a medida, trabalhadores adiam decisão de greve no único hospital que atende pelo Sistema Único de Saúde em Sant’Ana do Livramento
Com um repasse de R$370 mil do Governo do Rio Grande do Sul, nessa sexta-feira (14), os trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia decidiram prorrogar a decisão e não iniciar a greve que estava marcada para começar na segunda-feira (17). Tendo o recurso, a direção administrativa pôde integralizar o salário do mês de outubro, que ainda tinha uma pendência de 50%. “Agora está em aberto de 8 a 10 vales-alimentação e a folha de novembro”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Saúde.
Silvio Madruga detalhou que ainda nessa sexta foi realizada a assembleia para que houvesse consenso entre os funcionários, já que a greve iniciaria as 7h de segunda. A decisão já estava pré-estabelecida desde quinta-feira (13), quando os profissionais iniciaram a discussão de parar as atividades na única instituição hospitalar a atender pelo Sistema Único de Saúde em Sant’Ana do Livramento.
Agora, de acordo com o sindicalista começam as negociações para o pagamento de outros direitos que devem vencer na semana que vem. “Vamos dar um prazo para a Santa Casa até o dia 20 de dezembro para que eles recomporem uma folha a mais para os trabalhadores”, afirmou.
Outra questão que também entrará para a pauta é o 13º salário dos trabalhadores. A ideia inicial, discutida em reuniões do Conselho Gestor da instituição, era fazer um empréstimo para o pagamento do direito. “Mas como existe a troca do Governo do Estado esse pagamento ficaria para o ano que vem. Por isso nós temos que negociar com o Governo Municipal para podermos fazer uma previsão do que virá do Estado e, junto com um aporte do Município, termos a garantia desse pagamento aos nossos trabalhadores da Santa Casa”, explicou Silvio.
A próxima semana deve ser marcada por reuniões com o prefeito Ico Charopen (PDT), junto aos secretários da Fazenda, Mulcy Torres, e Saúde, Sérgio Aragon. Levando em consideração que o Torres confirmou o esforço que o Governo está fazendo para ver a possibilidade de viabilizar os salários do quadro da Prefeitura, a expectativa é bastante grande. “Essas reuniões vão nos dar um norte sobre a gratificação natalina”, finalizou Silvio.