Esta foi a trajetória no jovem tenista uruguaio Franco Roncadelli, 18 anos, um dos mais jovens campeões da história do Arena Tennis Cup. O uruguaio foi a grande estrela da 16ª edição do torneio de tênis, concluído no último domingo nas quadras do Clube Campestre. Roncadelli foi campeão da primeira classe masculina batendo na final outra jovem promessa do tênis gaúcho, Henri Luz do Avenida Tênis Clube de Santa Maria por 2 sets a zero com parciais de 6/0 e 6/3. O jovem tenista de Montevidéu já havia jogado duas edições do torneio, aos 13 e 14 anos e voltou este ano para jogar na elite. Antes dele, Federico Sansonetti foi bicampeão e Rodrigo Sanattori, que jogou novamente este ano, foi campeão em 2016. Aliás os estrangeiros dominaram a 16ª edição do torneio chegando a decisão ou vencendo na maioria das 23 categorias envolvidas no torneio. Eles venceram na 10 anos A masculino com Juan Manoel (Argentina) na 14 anos com Lucas Fiandra (Uruguai) 16 anos, com Agustin Gebelin ((Uruguai) na 12 anos feminino com Luciana Mendoza (Uruguai) na 55 anos, com Roberto Pavesio (Uruguai), segunda classe, com José Decena (Argentina) na terceira classe masculina com Tomas Ojeda ( Uruguai), quinta classe masculina com Santiago A. (Uruguai) e na segunda, terceira e quarta feminina com Martina Sebatel, Chiara Bianchi e Luciana Mendoza, todas uruguaias. Entre os tenistas locais o garoto Antônio Bolivar jogou seu primeiro Arena Tennis Cup aos 10 anos e foi vice campeão pelo Tênis Clube. Martina Martins foi a final dos 10 anos feminino representando o Clube Campestre. Evaraldo Charopen levou o Campestre ao título da 45 A, e Gerson Cunha, do LTC foi vice na 45 B. Carmem Lima na segunda classe feminina foi vice e Miguel Lemos, jogando pelo LTC foi vice na quarta classe.
O evento foi sucesso de participação dos jogadores e também de público, que lotou as dependências dos clubes para prestigiar os jogos. Fica, em nome da Arena Eventos, Fundação Arena e Federação Gaúcha de Tênis o agradecimento a todos, em especial aos patrocinadores,Tumelero, Unimed Região da Fronteira, Postos CBC, Unicred, Movilcor e Verde Plaza Hotel. Os apoiadores são, CFC Santanense e Localiza / Hertz.
A Platéia: Como você descobriu o Arena Tennis Cup ?
Franco : Conheci o torneio por meus professores e resolvi voltar com mais experiência. Joguei o torneio aos 13 e 14 anos e voltei agora com mais rodagem e acabei vencendo
A Platéia: Como foi vencer a primeira classe masculina, difícil ?
Franco: Sim, é sempre difícil, rivais forte e cada jogo exigiu o máximo. Acho que me conduzi bem nos confrontos com os rivais e me mostrei capaz de vencer
A Platéia: Com foi seu ano, o que você jogou no Uruguai ?
Franco: Pouco. No Uruguai há poucos torneios que nos permitem manter a evolução por isso este tipo de torneio é importante para continuarmos buscando desafios e crescendo no tênis
A Platéia: Onde você jogou então para manter o alto nível ?
Franco: Joguei etapas do Circuito Future no calendário Sul Americano o que me proporcionou conquistar meus primeiros pontos no ranking da ATP.
A Platéia: Como o tênis entrou na tua vida ?
Franco: Foi meu esporte desde a infância. Jogo desde os seis anos e passei por todas as categorias e fases de evolução no esporte.
A Platéia: E quais suas projeções para o futuro depois de um ano de sucesso?
Franco: Agora tiro férias dos treinos e descanso até janeiro quando retorno ao trabalho já projetando o inicio da temporada de 2019.
A Platéia: Pretende retornar aqui para defender o título ?
Franco: Sim, espero que sim pois fui muito bem tratado por todos e agradeço em meu nome e dos meus companheiros