Santana do Livramento e Rivera recebem atá esta quarta-feira (28) a 10ª edição do Festival Internacional de Cinema, a partir de quinta o festival terá suas atividades na cidade de Bagé. Na noite desta terça o público récorde foi na Casa de Cultura de Rivera com a mostra competitiva de curtas e da exibição do Documentário de Felipe Nepomuceno, “Eduardo Galeano Vagamundo”.
O publico lotou o espaço reservado para a exibição. Pessoas ligadas a diversos segmentos estiveram presentes, como produtores, estudantes, escritores locais e amantes da cultura e artes cênicas.
Os curtas metragens prepararam o público com drama, humor, reflexão e paixão, isto porque, a película mais esperada para a noite foi a atração final. O documentário começou após uma apresentação do Diretor que fez questão de dirigir-se a plateia em espanhol. O silêncio reinou depois. As palavras do falecido escritor, porém materializado na tela, penetravam e compenetravam. Cada um criou sua intimidade direta com Eduardo Galeano e a trilha sonora em piano conduzia a todos como uma embarcação tranquila num mar de poesia, crônicas e declarações carregadas de sentimento.
O Festival tem hoje mais uma tarde e noite de atividades e ainda há tempo de participar, lembrando que o acesso é totalmente gratuito.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO
28/11 – Quarta-feira – Santana do Livramento e Rivera
10h – Passeio Poético por Santana do Livramento e Rivera
15h – Mostra Competitiva Internacional de Curtas-Metragens (Auditório da Unipampa Santana do Livramento – R. Barão do Triunfo, 1048 – Centro, Santana do Livramento – RS)
“Iku Manieva”, 8min. Dir: Isaac Ruiz Gastélum. México;
“A Sombra”, 20min. Dir: Felipe Iesbick. Brasil;
“A palavra”, 7′. Dir. Mi-Young Baek. Coréia do Sul;
“Aunque sea lo Último”, 2’57”. Dir. Jose Luis Mora. Espanha;
“No Amor”, 15′. Dir: Juan Quintáns. Brasil.
19h – SESSÃO ESPECIAL: (Auditório da Unipampa)
“El Premio”, 115. Direção: Paula Markovitch. Argentina
21h (20h UY) – Mostra Competitiva Internacional de Curtas-Metragens (Plaza Flores – Rivera, Uruguay)
“Palabras de Caramelo”, 20′. Dir: Juan Antonio Moreno. Espanha;
“Ertrinken”, 6′. Dir: Pedro Harres. Alemanha;
“Pliashka”, 3’44”. Dir. Yegor Bondarenko. Ucrânia;
“Como se Sente na Ressaca”, 10′. Dir. Viktor Hertz. Suécia;
“Khadija”, 2018, 2’55. Dir. Beshr Idlbi. Síria;
“Las dos Mitades”. 3’40”. Dir. Gwenn Joyaux. Argentina.
FOTOS: ELIS REGINA CARTAXO / AP