O Brasil conquistou neste sábado (24), o título da LXXIII Campeonato Sudamericano Copa Los Andes, disputado neste ano em Montevidéu, no Uruguai, o Brasil. A equipe é formada pelo santanense Herik Machado, além de Daniel Ishii, Fred Biondi, Andrey Borges Xavier e Lucas Park. Eles trouxeram a taça do Campeonato Sul-americano de Golfe por Equipes de volta para casa após sete anos.
Neste domingo (25), ao comemorar o título, Heril Machado falou sobre a satisfação de mais uma conquista. “Um título sempre é importante, mas este é muito mais porque se joga por equipe. É o melhor torneio da América Latina, todos os países almejam ganhar, eu levei 4 anos para conquistar este título e estou muito feliz”, disse o santanense.
O torneio tem 74 anos, é tradicional e muito importante para o Golfe. O técnico Luiz Miyamura e o presidente da CBGolfe, Euclides Gusi, como delegado, completaram o time e também parabenizaram a equipe. “Parabenizo a todos pelo fantástico resultado. Iniciamos do zero e nossos objetivos foram alcançados. Agora vamos iniciar o mesmo trabalho com nossas jogadoras, para a próxima temporada. Tudo pelo golfe. Parabéns mais uma vez aos jogadores. ao nosso coach Luiz Miyamura e a toda a equipe CBGolfe”, disse Euclides Gusi, presidente da CBGolfe.
“Os meninos são de ouro, foram nota dez, mereceram esse título. Vale também os parabéns à toda diretoria da CBGolfe, que nos deu todas as ferramentas possíveis que eram necessárias pra gente chegar nesse título, e à nossa equipe, que trabalha de maneira árdua, para fazermos o melhor resultado possível, sempre”, reforçou o técnico Luiz Miyamura.
A campanha praticamente perfeita dos brasileiros, que culminou com o título da Copa Los Andes, teve o último capítulo neste sábado, quando o time venceu a Venezuela e foi superado pela Colômbia. Peru e Chile completaram o pódio com o Brasil.
Fred Biondi e Daniel Ishii venceram os colombianos Carlos Ardila e Jesús Mejia, enquanto Ivan Ramirez e Juan Camilo Vesga devolveram o resultado sobre Andrey Xavier e Herik Machado. No torneio individual somente Herik conseguiu vencer seu duelo, enquanto Andrey empatou com Vesga, e Ishii e Biondi perderam, levando os colombianos a pontuar.
Contra a Venezuela, o Brasil ganhou os pontos que levaram ao título. Ishii e Biondei venceram Ernesto Martinez e Manuel Torres, mas Alejandro Ignacio Perazzo e Alejandro Restrepo superaram Herik e Andrey. Nas disputas individuais, as vitórias de Herik e Andrey, além do empate de Ishii, levaram os pontos para os brasileiros.
Nos outros dias de torneio, a equipe brasileira venceu Argentina e Bolívia, no primeiro dia, Peru, no segundo, Uruguai e Equador, no terceiro. Chile, no segundo, e Colômbia, no último, foram as únicas equipes que conseguiram superar o Brasil.