dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Santanense lança livro em noite de autógrafos

Com o tema ‘Subsistemas Fronteiriços do Brasil: Mercados ilegais e Violência’, a escritora e pesquisadora Letícia Nuñes Almeida lança seu segundo Livro na Fronteira da Paz. Letícia é Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP, possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2007) e Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL (2001). Atualmente é pesquisadora de Pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, é coordenadora de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteiras – Lepif e docente convidada do Instituto Universitario Sudamericano -IUSUR.

Foi professora substituta da Universidade Federal do Pampa- Unipampa nos cursos de Relações Internacionais, Direito, Economia, Administração e Gestão Pública. Como gestora pública e pesquisadora, desenvolveu atividades na Prefeitura de Porto Alegre, RS e de Nova Iguaçú, RJ, no Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública de São Paulo e no Departamento de Sociologia da Universidad de la República del Uruguay, em Montevidéu. É integrante da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e atua no projeto Fronteras Globales da FLACSO – Quito e no Instituto VORTEX – Integrative Science Improving Societies. Tem experiência em pesquisas relacionadas à temática das Fronteiras Internacionais, das Políticas Públicas, dos Direitos Humanos, dos Mercados Ilegais, do Sistema Penitenciário, da Participação Popular e da Segurança Pública.

Este é o segundo Liro da pesquisadora. A noite de lançamento acontece no Espaço BRAGUAY na Rua dos Andradas 582,  às 20h.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os