A assinatura do contrato para a construção das estruturas foi assinado nesta quarta-feira (21), em evento no Palácio Piratini – Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
A construção de seis pontilhões de concreto armado no município de Santana do Livramento representa apoio à comercialização dos alimentos produzidos nos assentamentos da reforma agrária do Rio Grande do Sul. A assinatura do contrato para a construção das estruturas foi assinado nesta quarta-feira (21), em evento no Palácio Piratini. O investimento é de R$ 2.521.705,04 milhões, vindos do governo federal com contrapartida do governo do Estado.
“Quando estimulamos os pequenos produtores, contribuímos para que permaneçam no campo de forma sustentável, mas para isso é preciso dar as condições necessárias. As pontes representam oportunidades de mais renda, alimentação saudável, participação e cooperativismo”, afirmou o governador José Ivo Sartori.
Os projetos dos pontilhões foram cedidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com aprovação da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário e da Caixa Econômica Federal. No estado, foi firmado um termo de cooperação entre a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), este responsável pela contratação e fiscalização das obras. A Traçado Construções e Serviços Ltda é a empresa ganhadora da licitação.
O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, destacou a importância dessas novas pontes para o município. “Essas seis pequenas pontes vão dar acesso à comunidade. Estive lá há pouco tempo, com chuva, e é realmente um acesso difícil. As novas estruturas vão permitir um bom trânsito da produção, principalmente de leite, e beneficiar os vários assentamentos que lá existem”, enfatizou.
O prefeito de Santana do Livramento, Solimar Charopen, aproveitou o momento para agradecer ao governo, que mesmo com as dificuldades financeiras, sempre ajudou a cidade. “Somos o município com o maior número de assentamentos e o governo nunca mediu esforços para ajudar todas as pessoas”, declarou.
Serão beneficiadas em torno de 400 famílias assentadas, segundo o vereador Itacir Soares. “Essas novas pontes vão contribuir para o desenvolvimento do município e para manter as famílias no campo, com uma infraestrutura adequada. Nos assentamentos temos uma grande produção de leite, fruticultura e hortifrutigranjeiros, mas os pequenos agricultores de Santana do Livramento também serão beneficiados com a facilidade para o escoamento da produção”, afirmou.
Postado por Matias Moura