sex, 11 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Jovens: agora são eles que julgam!

Festival de Enogastronomia proporciona mais uma atividade inédita na Fronteira da Paz

Vino Sub30 é um concurso de vinhos que tem por objetivo envolver os jovens num conhecimento mais aprofundado sobre este paladar. A ideia é levar a admiração por vinhos e espumantes para uma faixa etária que muitas vezes não está preocupada na qualidade da bebida que ela consome. A ideia surgiu em 2004 com Daniel Lopez Roca, uruguaio, e hoje é um importante prêmio para vinícolas nacionais e internacionais.

Apenas jurados com até 30 anos de idade podem participar. As inscrições foram feitas pela internet e o Jornal A Plateia divulgou o período de inscrição no seu site. Puderam participar profissionais das mais diversas áreas, mas que tivessem a paixão pelo vinho. Esta foi a primeira edição realizada no Brasil do VinoSub30 durante o evento Binacional de Enogastronia, mais uma conquista daqueles que constroem um turismo sólido na região.

Os 22 jovens entre 20 e 30 anos estiveram na Bodega Cerro do Chapeu (Rivera) neste feriado e provaram mais de 20 tipos de vinhos e espumantes e a disputa continua nesta sexta (16) na Bodega em território brasileiro. Jovens de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Pelotas, Livramento, Montevideo, Rivera, Cuba, Colômbia, Pelotas e de outros lugares vieram até a Fronteira apenas para provar vinhos e escolher os melhores num concurso que se tornou popular e disputado internacionalmente. A premiação acontece no próximo dia 27 de novembro em Montevideo.

A Bodega uruguaia Cerro Chapeu foi uma das grandes responsáveis por trazer a edição do concurso para a Fronteira através de uma de suas proprietárias, Margarida Carrau que, além de proporcionar a beleza do encontro para o concurso na sede da Vinícola, também ministrou uma aula de produção de vinhos para os jovens, apresentando toda a Produção da Bogeda em seus mínimos detalhes. Dos 22 jurados presentes, 20 deles fazem cursos de enologia. Entre os jurados estavam jornalistas, chefes de cozinha, engenheiros e jovens estudantes que buscam se aperfeiçoar no conhecimento e produção de vinhos.

O VinoSub30 é um verdadeiro encontro da juventude com a experiência. A equipe liderada por Daniel Lopez leva a voz da experiência, o bom humor e leveza para o encontro. Daniel tem o dom de falar e desafiar os jovens a conhecer melhor o líquido dentro das taças, o que torna a avaliação dos vinhos ainda mais instigante e gostosa. 80% dos jovens que compõem o corpo de jurados este ano não conheciam Rivera ou Livramento, o que deixou o dia ainda mais interessante, pois, os jovens tiveram contato também com uma nova cultura, culinária, comércio, hotel, pessoas e lazer, além do calor típico da Fronteira para a época do ano.

Eventos como este movimentam a economia das duas cidades e ajudam a fortalecer o turismo local, um trabalho que é fruto de todos os envolvidos na organização e divulgação do evento no Estado e exterior.

As provas seguem nesta sexta com os vinhos tintos e a juventude (sub30) promete animar a fronteira da paz.

O Jornal A Plateia e o canal 10 de Rivera foram os únicos meios de imprensa presentes na atividade desta quinta-feira, (15) feriado.

FOTOS DE ELIS REGINA CARTAXO

         

Aapecan na Estrada: unidades de Santa Maria e Uruguaiana visitam Rosário do Sul e Santana do Livramento

Nesta semana, as equipes da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Maria e Uruguaiana estiveram nos municípios vizinhos Rosário do Sul e Santana do Livramento com o objetivo de divulgar o trabalho da instituição, fortalecer parcerias e ampliar a rede de apoio às pessoas em tratamento oncológico na região. Em Rosário do Sul, a visita aconteceu na última quarta-feira (09/04) e incluiu um encontro com

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE FEMINICÍDIO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM SANTANA DO LIVRAMENTO

Por iniciativa do deputado estadual Airton Lima (Podemos), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizará uma audiência pública em Santana do Livramento, no próximo dia 25 de abril, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores. O tema central será o enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica. A audiência integra