O encontro discutiu melhorias, gestão e investigação. Contou com a presença de várias autoridades brasileiras, paraguaias, uruguaias e argentinas
Na manhã da última quarta-feira (07), vários veículos de comunicação participaram de uma coletiva de imprensa na Sede da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santana do Livramento. Na oportunidade, esteve presente a delegada regional Ana Tarouco e o chefe de polícia do Estado Emerson Wendt.
Na ocasião, foi inaugurado o Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro na 12ª Delegacia de Polícia Regional, um espaço que deverá contar com dois policiais especializados e entra como uma medida a mais no combate à criminalidade.
A instalação desse núcleo na regional é uma demanda institucional e uma temática na qual já vinham trabalhando ao longo dos últimos anos e a criação do espaço apenas consolida isso, de forma mais específica e contundente, no sentido de que os policiais vão focar nessa área e que vão direcionar mais ainda os esforços no combate à criminalidade organizada e à lavagem de dinheiro.
“Quando cheguei os policiais sempre reclamavam da questão da distância, que a polícia não lembrava que Livramento existia, então hoje isso se desmistificou e se consolida a ideia da região da fronteira como integrante”, destaca a delegada.
Desse modo, o núcleo é um grande avanço estrutural para a cidade e aproxima ainda mais o interior da capital. “Santana do Livramento além de se posicionar ana área de fronteira tem feito um belo trabalho através da coordenação da Dra Ana, principalmente nesse aspecto que a gente de certa forma propugnou no início da gestão em 2016 procurando fazer com que pudéssemos trabalhar pouco além daquilo que a gente vinha fazendo. Trabalhar a investigação do crime organizado, da lavagem de dinheiro e fazendo a descapitalização de criminosos”, comenta o chefe de polícia do Estado.
VII Seminário Estadual da Polícia Civil
Durante quinta-feira (8) e sexta-feira (9), Santana do Livramento sediou o VII Seminário Estadual da Polícia Civil do RS, organizado pela 12ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, que recebeu mais de 400 servidores da Polícia Civil. O encontro foi realizado no Clube Caixeiral e teve como temática “Gestão da Investigação Criminal”.
De acordo com a delegada regional Ana Tarouco, o evento é de uma importância ímpar para a região da Fronteira, considerado o maior da história da Polícia, como foi dito durante a abertura que contou com a presença de várias autoridades brasileiras, paraguaias, uruguaias e argentinas.
“Trazer as discussões de polícia judiciária para a nossa Fronteira, muito nos engrandece enquanto instituição, não deixa de ser um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito e essa reunião de policiais discutindo melhorias, gestão e investigação. Certamente retorna para a comunidade em melhores serviços”, destaca Tarouco.
O seminário foi de extrema importância não só pra a região como para a Polícia Civil porque ao longo dos dias de realização foi discutido planejamento, gestão, investigação, organizações criminosas e várias outras temáticas. O evento deixou um legado, tanto em termos de polícia como de serviços, pois a cidade girou em torno desse evento e de outros que acontecerem do decorrer da semana. “O conhecimento fica conosco e certamente aqui será expandido”, finaliza a Delegada.
Lauren Trindade – [email protected]