Sem transporte
Apesar da determinação judicial de que o Município mantenha o serviço de transporte escolar para os alunos da rede estadual, a não renovação dos contratos com a maior parte das empresas que faziam esse transporte, a partir desta semana, deixa centenas de estudantes sem aula. O processo de licitação realizado pela Secretaria Estadual de Educação talvez não seja concluído a tempo para que o transporte seja feito diretamente por empresas contratadas pelo Estado e não mais pelo Município. Com isso, o ano letivo nas escolas rurais e dos alunos que estudam, por exemplo, na escola Moysés Vianna deve seguir 2019 adentro.
Ação de resultado
Enquanto na “deepweb” política voltam a circular o velho ranking das diárias usadas no decorrer do ano pelos vereadores, como instrumento costumeiro para desqualificar o trabalho legislativo, a divulgação dos resultados dos contatos e deslocamentos dos parlamentares mostra a importância da maior parte dessas viagens. Um claro exemplo foi a conquista para Livramento de um rolo compactador e de uma retro escavadeira, que, juntos, somaram investimento de R$ 600 mil, resultado de emendas parlamentares da bancada gaúcha articuladas pela deputada Yeda Crusius, a pedido do atual vice-presidente e virtual novo presidente da Câmara de Vereadores, Maurício “Galo” Del Fabro. As máquinas atuarão na recuperação das estradas rurais e da infraestrutura da zona urbana. Uma prova da importância de que o parlamentar vá atrás dos recursos, fazendo as viagens necessárias para trazer verbas e serviços, que estão cada vez mais escassos.
Reconhecimento
A classe empresarial santanense fez mais um ato de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo deputado estadual Frederico Antunes, um dos principais articuladores da criação das lojas francas, ou “free shop”, nas cidades brasileiras de fronteira e da retomada dos voos entre Livramento/Rivera e a Capital gaúcha. Na noite de quinta-feira, o presidente da ACIL, Jairo Zamberlan, e o vice Antônio Righi representaram a entidade na solenidade de entrega do Prêmio “Líderes & Vencedores 2018”, conferido em conjunto pela Federasul e pela Assembleia Legislativa gaúcha.
Alicate
O corte por falta de pagamento não pegou só órgãos ligados à Secretaria Estadual de Educação. Em Livramento, além da 19ª CRE, que teve as linhas telefônicas bloqueadas para ligação, também a Chácara da Prefeitura, onde fica a “Cidade da Tradição José Rufino de Aguiar Filho”, ficou sem iluminação nos últimos dias, supostamente porque a Prefeitura atrasou – também – o pagamento da conta de luz. O Município tem um acordo com a RGE Sul, relacionado com a manutenção da energia nas escolinhas, para não atrasar os pagamentos.