Neste ano, o evento aconteceu em Santana do Livramento, no Hotel Jandaia
Neste sábado (03), O Jornal A Plateia esteve presente na 20ª edição do Congresso dos Diários do Sul do Brasil que neste ano aconteceu em Santana do Livramento, no Hotel Jandaia. Ontem (02), à noite, os jornalistas participaram de um coquetel, onde estavam expostas as capas dos jornais associados à Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS).
Hoje pela manhã, iniciaram as palestras que debateram sobre diversos temas comerciais e jornalísticos empresariais. A primeira palestra tratou de “Como ganhar dinheiro com sua audiência digital”, com o palestrante Tiago Afonso, formado em Processamento de Dados e Administração, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Mercado pela FGV e especialização em Gestão na FIA.
A segunda palestra falou sobre “Branded Content, oportunidade imediata de novo faturamento” com o palestrante Ernesto Bernardes, jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná.
Na parte da tarde, as palestras abordaram “Jornalismo responsável em tempos de Fake News” com o palestrante Rafael Hoff, graduado em Jornalismo, mestre em Letras e Cultura Regional e doutor em Ciências da Informação e Comunicação. A última palestra tratou da “Fórmula da sobrevivência” com o palestrante Eduardo Tessler, jornalista, consultor internacional de empresas de comunicação. Após as palestras, foram apresentadas os cases vencedores de prêmio ADI/ Fecomércio de Gestão.
Os vencedores foram o Jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires; o Jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul; e o Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul. Também aparece na classificação final o Jornal Ibiá, de Montenegro.
O presidente da ADI, Eládio Vieira da Cunha, fez uma avaliação do 20º Congresso. Segundo ele, o objetivo maior é achar os caminhos que possam fazer com que os jornais comunitários e tantos outros associados a ADI do RS, possam ser ainda mais relevantes nas suas comunidades.
“Os jornais tem vida longa se forem irmanados com os problemas da cidade, se tiverem a capacidade de fazer com que o seu conteúdo seja sempre hiperlocal, preocupado com os assuntos da cidade e lincados com a comunidade. Esse caminho existe e nós estamos justamente reunidos hoje para aperfeiçoar as nossas equipes para que possamos seguir esse objetivo e com certeza, pelo que se ouviu hoje, pelos técnicos que vieram, pelas palestras concedidas, isto vai representar um aperfeiçoamento dos nossos trabalhos e fazer com que os jornais sejam mais relevantes ainda”, destacou o presidente.
Texto e fotos: Lauren Trindade/ [email protected]