A escolha da empresa foi feita através de dispensa de licitação e deve permanecer de 2 a 4 meses
Muitos santanenses estão se questionando sobre como foi feito o contrato da empresa que está atuando na limpeza das ruas de Sant’Ana do Livramento. Em entrevista ao Jornal A Plateia, o secretário de Obras confirmou que o contrato foi feito através de dispensa de licitação, mas com orçamentos de outras empresas. Ricardo Dutra afirmou que a empresa que teve preço menor, R$140 mil por mês, foi contratada por dois meses, que podem ser renovados por mais dois meses.
“Nesse período a gente espera já ter uma licitação. Acho que a experiência é positiva. A gente tem tirado em média, por dia, quase dez cargas de terra das sarjetas do Município. Fora a limpeza, está sendo retirado o lixo de dentro da tubulação, dos bueiros e dos arroios. Se a gente não gasta isso na limpeza, vai gastar depois dragando o arroio”, explicou.
De acordo com o coordenador da Pasta de Obras, responsável pela manutenção dos locais de atuação da empresa, os funcionários públicos são poucos para esse tipo de serviços. “Os Serviços Urbanos têm poucos trabalhadores para varrer. Esse caso, na verdade, é para desobstrução de sarjetas, de drenagem e a pintura do meio fio. Não tem quantidade e número de funcionários suficiente. A gente não pode ficar contratando emergencialmente funcionários e o limite prudencial da folha não permite que chamemos mais servidores públicos. A maneira é terceirizar o serviço e tentar dar velocidade, porque é um conjunto de ações: é a limpeza, plantação de flores, infraestrutura, as lixeiras e o programa de conscientização ambiental”, destacou Dutra.