2020 já na mira
Nem bem terminou o processo eleitoral deste ano e a mira política se volta para o pleito municipal. Já começam a circular conjecturas sobre o cenário eleitoral de 2020 – no caso, para a sucessão (ou não) do prefeito Ico Charopen e também para a Câmara Municipal. Alguns dos nomes que participaram do pleito deste ano – concorrendo ou militando – devem estar presentes lá na frente.
PT tem 2 nomes
O Partido dos Trabalhadores, que poderia se vangloriar da oportunidade de escolher entre dois nomes para disputar a Prefeitura, na verdade enfrentará um problema: o vereador Aquiles Pires, campeão de votos em Livramento como candidato a deputado estadual, poderá aceitar convite para concorrer por outra agremiação – o PCdoB -, caso o ex-prefeito Glauber Lima ceda à pressão para disputar novamente o cargo. Cotejado para essa missão, porém, Glauber ainda tem pela frente a votação pelos vereadores de suas contas do Exercício de 2016. E, pelo que se ouve, vai ser difícil.
Free shop
Entidades empresariais de Livramento encaminharam oficio à Receita Federal pedindo celeridade na estruturação de um espaço específico para atendimento às demandas das empresas interessadas em abrir free shop nas cidades gêmeas das fronteiras do Brasil. O documento foi entregue na última quinta, em Brasília, pelo presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Free Shops, deputado Frederico Antunes, e pela a senadora Ana Amélia Lemos.
Tá na mesa
A audiência marcada por Frederico Antunes com representantes da Receita Federal teve como objetivo também agradecer pela liberação definitiva do software de controle do sistema, além de pedir agilidade no processo porque há vários interessados em abrir lojas. Convidados a participar, o presidente da ACIL, Jairo Zamberlan, e o vice Antônio Righi só não foram porque já haviam confirmado presença na reunião-almoç0 “Tá na Mesa”, da Federasul, para ouvir as propostas de José Ivo Sartori e de Eduardo Leite para o Governo do Estado.
Seminário
Além das multinacionais Dufry e DFA, que já manifestaram interesse em instalar lojas em Livramento, vários empresários locais também buscam informações sobre o procedimento. Mesmo com a intenção da Receita Federal de oferecer um setor específico para essas informações, o deputado Frederico Antunes pediu a realização de um novo seminário, em dezembro, para esclarecimento de dúvidas e para orientações técnicas a contadores, advogados e aos próprios empresários.
Menos vagas na Câmara
Independe da vontade da população ou dos próprios vereadores a composição da nova Câmara Municipal a partir de 2020. Os temores sobre a redução do número de cadeiras têm fundamento na Constitução Federal, que estabelece no Art. 29 (…) IV, que “será observado o limite máximo de: … d) 15 (quinze) Vereadores, nos Municípios de mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes e de até 80.000 (oitenta mil) habitantes”. Nos municípios entre 80 mil e 120 mil habitantes, podem ser eleitos 17 vereadores.
Livramento perde moradores
A expectativa sobre a redução do número de vereadores tem origem na estimativa populacional divulgada pelo IBGE. Observando cientificamente vários critérios, o Instituto estima que Livramento tenha perdido 5 mil moradores do último censo, em 2010, para cá. Segundo o órgão, atualmente a população do município é de pouco mais de 77 mil habitantes.
Semana decisiva
Grande expectativa sobre uma “mudança geral” no secretariado, anunciada para amigos por figura importante do Executivo municipal. As mudanças ocorreriam até o fim do mês, segundo ele.
[email protected] WhatsApp (55) 84296522