Cerca de 16 profissionais do órgão de segurança estão auxiliando a Brigada Militar no policiamento ostensivo na fronteira
Nesta semana policiais da Força Gaúcha de Pronta Resposta, órgão da segurança pública vinculado à Secretaria Estadual da Segurança, estiveram reforçando o policiamento ostensivo em Santana do Livramento. A equipe composta por viaturas com identificação própria, armas e equipamentos novos e uma equipe com profissionais da Brigada Militar, da Polícia Civil, dos Bombeiros, do Instituto-Geral de Perícias e da Susepe , foi criada pelo governo gaúcho neste ano inspirada na Força Nacional, e o grupo é responsável por ações rápidas, conforme as demandas forem surgindo nos municípios gaúchos.
Em Livramento cerca de 16 agentes entre policias militares e bombeiros, mais 3 policiais civis e 5 viaturas auxiliaram a Brigada Militar no policiamento ostensivo realizando barreiras em pontos estratégicos do município e abordagens aos motoristas e pedestres. O Objetivo das ações são coibir os crimes, diminuir a incidência de assaltos no perímetro urbano da cidade. Durante o período de permanência na fronteira ainda estão programadas ações pontuais juntamente com o Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar
A parte administrativa da Força Gaúcha estará localizada no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ao todo, são 75 agentes, a maioria policiais militares aposentados, que atenderam ao chamamento feito recentemente pelo governo do Estado para retornar ao trabalho.
Para comandar o grupo, foi formada uma comissão com integrantes de todas as corporações que participam da Força Gaúcha. Eles responderão diretamente ao secretário. Um dos comandantes da unidade é o tenente-coronel da Brigada Militar, Alexandre Augusto Aragon, que também foi diretor da Força Nacional de Segurança, em Brasília.
Matias Moura – [email protected]