ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Novos semáforos já apresentam melhorias no trânsito da região central

Equipamentos estão em funcionamento desde segunda-feira. Demais semáforos serão substituídos gradualmente nos próximos anos
Foto: Novos semáforos instalados na Avenida Tamandaré. (Cedida Prefeitura).

A Avenida Tamandaré ganhou ares de modernidade desde o último dia 28 de abril, segunda-feira. Foram instalados dois novos sistemas de semáforos no cruzamento desta importante via arterial com as ruas Silveira Martins e Largo Hugolino Andrade/Rua dos Andradas. O funcionamento dos equipamentos está colaborando para uma melhor regulação do fluxo dos veículos e da atenção dos condutores, trazendo reflexos na segurança viária.

Conforme Marcio Goularte, Secretário de Trânsito, os semáforos foram substituídos, pois estavam degradados pelo tempo e fora do padrão. “Agora temos melhoria tecnológica, padrão de semáforos digitais”, diz ele. Segundo Marcio, os semáforos da Avenida João Goulart também estão nessa mesma situação, e em um cronograma para serem substituídos. Serão colocados três novos sistemas de semáforos por ano, até que todos tenham sido trocados.

Os novos equipamentos possuem tecnologia que permite regular o tempo de cada sinal conforme o fluxo diário em cada sentido da via. Por exemplo, no final da tarde, é possível liberar mais o fluxo no sentido que tenha tradicionalmente mais movimento. Na visão de Marcio Goularte, os novos semáforos trazem “uma mudança drástica, com maior respeito do condutor pelo equipamento, melhoria no fluxo e segurança”.

Foto: semáforos mais modernos colaboram para melhoria do trânsito no centro (Cedida Prefeitura)

No modelo antigo, o semáforo do sentido centro-bairro da Avenida Tamandaré, no cruzamento da Rua Silveira Martins, ficava fechado quando o semáforo deste mesmo local estava aberto para o acesso à esquerda. Isso provocava um congestionamento de veículos em certos momentos do dia. Agora, é possível que o trânsito nas duas direções esteja liberado ao mesmo tempo, o que melhorou significativamente a mobilidade no local.

Ainda restam, para a conclusão definitiva da instalação, a necessidade de ajustar a sinalização da via e as marcas de canalização, o que será feito nos próximos dias, conforme o secretário.

EXCLUSIVO – Brasileira morta em atropelamento no Canadá é filha e neta de santanenses

A brasileira Kira Salim, morta em um atropelamento durante um festival de rua em Vancouver, no Canadá, no último domingo (27), é filha de José Martins Salim, natural de Sant’Ana do Livramento, e Sandra Ganapol, de Buenos Aires, Argentina. Seu nome de nascimento era Clara Ganapol Salim, mas recentemente usava assinatura de Kira Salim. Ela tinha 34 anos e vivia

Gildo Paz Bálsamo

O mestre do pastel que conquistou Sant’Ana do Livramento