sáb, 26 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

NOTA OFICIAL – CONDENAÇÃO DE DÉBORA

Foto: Jornal A Plateia

A condenação de Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão pelo STF representa mais um capítulo vergonhoso na escalada autoritária que se instalou no Brasil. Trata-se de uma decisão injusta, desumana e desproporcional, que afronta os princípios mais elementares do Estado de Direito.

Débora não possui antecedentes criminais, não representa qualquer ameaça à sociedade e jamais participou de qualquer ato que configure tentativa de golpe de Estado. Seu único erro foi estar presente em um protesto no dia 8 de janeiro — erro esse que, mesmo se caracterizado como depredação, já foi mais do que expiado pelo tempo de prisão que ela e tantos outros já cumpriram. Muitos sequer estavam presentes no ato.

O STF está aplicando penas de guerra a cidadãos comuns, tratando manifestantes como criminosos de alta periculosidade, enquanto fecha os olhos para os escândalos reais que corroem o país por dentro — como os esquemas no INSS, os desvios na Cultura, nas estatais, contratos bilionários sem licitação, entre outros tantos crimes que estão em curso no país.

Manifestamos nossa integral solidariedade a Débora e à sua família, vítimas de uma perseguição política que não tem mais limites. Esta condenação absurda apenas reforça a urgência e a necessidade de seguirmos firmes na luta pela anistia ampla dos presos do 8 de janeiro.

Não há mais como tolerar essa justiça de exceção, essa maldade institucionalizada. A oposição está unida, vigilante e determinada. Essa decisão não nos intimida — ela nos fortalece.

Anistia Já!

Deputado Federal Zucco (PL-RS)

Líder da Oposição na
Câmara dos Deputados

Resumo de sabado – 26/04/2025

Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais e capas de revistas CORREIO BRAZILIENSE – Ex-presidente Collor é preso por corrupção O ESTADO DE S. PAULO – Collor é detido em Maceió; STF forma maioria a favor da prisão FOLHA DE S. PAULO – Ex-presidente Fernando Collor é preso em ação oriunda da Lava Jato O GLOBO – Condenado na Lava