sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Sedec e Invest RS falam de economia mundial do South Summit Brazil

Diplomata Marcelo Baumbach falou sobre oportunidades para o Brasil no cenário internacional
"Temos uma ótima relação com diversos países, que fica explícita quando viajamos para as missões internacionais", disse Polo - Foto: Eliezer Falcão/Ascom Sedec
Por Ascom Sedec

Em uma programação especial do South Summit Brasil, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, abriram o painel “A nova ordem econômica mundial”, que ocorreu na quarta-feira (10). O chefe do escritório de representação do Itamaraty no Rio Grande do Sul, o diplomata Marcelo Baumbach, foi o painelista e tratou sobre os reflexos das novas estruturas políticas, de poder e econômicas dos paísesO evento foi acompanhado por representantes de consulados.

Prikladnicki abriu o evento falando do trabalho que é feito pela Invest RS na atração de investimentos e na prospecção de mercados para os produtos gaúchos, ressaltando que o trabalho é feito em parceria com a Sedec. Ele pontuou que os desafios que o mercado internacional vem apresentando podem representar grandes possibilidades para o Rio Grande do Sul. “Temos uma equipe muito qualificada mapeando as oportunidades de negócios. Vamos rodar o mundo apresentando o Estado, ouvindo o que o governador chama de rumores de investimento e atrairmos estas possibilidades”, disse o presidente da agência.

O secretário Ernani Polo iniciou sua fala destacando a importância da presença do embaixador Baumbach, pois representa uma conexão com as relações internacionais. “Temos uma ótima relação com diversos países, que fica explícita quando viajamos para as missões internacionais. Os produtos e a expertise gaúcha são valorizadas no mundo todo e cada vez mais payers estrangeiros veem que o ambiente de negócios do Rio Grande do Sul como atrativo”, disse Polo.

Baumbach trouxe um panorama do que está acontecendo no mundo hoje, pontuando que as crises são o produto de escolhas equivocadas. “O Brasil, diante da atual ordem econômica, tende a não ser tão prejudicado, mas temos vulnerabilidades no nosso processo comercial, o que pode causar recessão”, explicou.

O diplomata também citou a guerra comercial que envolve dois grandes parceiros do do Brasil – China e Eua – ressaltando que país pode se beneficiar em algumas brechas, como a produção de grãos, uma vez que os produtores americanos podem ser tarifados.

As relações com a China, que vem crescendo e ocupando cada vez mais espaços, se apresentam como uma grande oportunidade neste cenário”, disse Baumbach. O desafio, segundo o diplomata, é ter como principal parceiro comercial apenas um país, ou seja, depender de um mercado, o que ele considera como um ponto que precisa ser revisado.

O governo do Estado é correalizador da quarta edição do South Summit Brazil, que ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Acompanhe ao vivo programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil (SSB) 2025.:

Quinta (10/4)

Sexta (11/4)

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico