sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

UNAMOS emite nota dizendo não ter sido ouvida na decisão do aumento das passagens

Conforme a associação, decreto diz que decisão do COMUT teria sido unânime, mas alega não ter sido ouvida
Nota da UNAMOS

A UNAMOS – União das Associações de Moradores Santanense, emitiu uma nota em que informa não ter tido participação nas decisões do decreto municipal que reajusta as tarifas do transporte coletivo urbano. Conforme a nota, a associação diz que o decreto municipal 11.568, de 03 de abril de 2025, publica em um de seus ‘considerandos’, que o COMUT – Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana foi unânime na decisão. No entanto, conforme a Unamos se refere na nota, os conselheiros da entidade, que fazem parte do COMUT, não foram convocados para reunião para discutir essa pauta no Conselho Municipal, que é consultivo. A nota reflete ainda que, “a UNAMOS que representa a maioria dos usuários do transporte manifesta sua posição contra o aumento da tarifa que tem um índice superior ao índice de aumento dos salários dos trabalhadores usuários, sendo que as empresas tem uma frota sucateada que não oferece segurança, e horários de circulação regular para os usuários”.

 

Ouvido o presidente da UNAMOS, Josué Ferreira Rodrigues, esse disse que a associação é estritamente contrária ao aumento das passagens, pois o transporte aqui é caro e sem qualidade. Rodrigues acredita que esse fato de não ter tido a participação da entidade na decisão, de alguma forma, causa alguma barreira na continuidade do decreto, e que representantes da associação irão se reunir no próximo sábado para ver qual ação pode ser implementada.

Conselheiro do COMUT, José Luiz Souza Rubim, que representa o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, e foi presidente do conselho até o final do ano passado (a nova diretoria ainda não foi eleita), contrapõe a nota da UNAMOS dizendo que as reuniões do COMUT já tem datas pré-definidas em decreto, não necessitando outra convocação, embora ela tenha sido feita por aplicativo de mensagem. “O pessoal não compareceu à reunião que decidiu essa situação, e agora quer achar uma justificativa para a não participação”. Conforme ele, é difícil ter transporte de qualidade sem aumento da tarifa. José Luiz ficou de se manifestar mais sobre o assunto na manhã desta quarta-feira, 9 de abril.

Tentamos contato com a Secretária de Administração, Maria Drekener, para informações sobre o texto do decreto, porém não obtivemos retorno até o momento, permanecendo o canal à disposição para manifestação.