sáb, 29 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Obra jurídica com participação das conselheiras do TCE-RS é lançada em cerimônia no TCU

 

Nesta quarta-feira (19), o Tribunal de Contas da União recebeu o evento de lançamento do livro “Controle Externo e as Mutações do Direito Público: Inovações Jurisprudenciais e Aprimoramento da Gestão Pública”, publicado pela Editora Fórum.

A obra é coordenada pela conselheira substituta do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Daniela Zago Gonçalves da Cunda, pelo conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Luiz Henrique Lima, e prefaciada pela administrativista Maria Sylvia Zanella Di Pietro. A publicação também contou com a participação da conselheira substituta do TCE-RS, Letícia Ramos.

O livro apresenta temas relevantes para a rede de controle e gestão pública, como elaboração de orçamentos de obras públicas, judicialização da saúde, políticas públicas de resíduos sólidos, mudanças climáticas, transporte escolar, regimes próprios de previdência e controle de pagamento de benefícios. A publicação, que está em sua sétima edição, faz parte de uma coletânea que traz reflexões de ministros e conselheiros substitutos sobre desafios enfrentados na atividade de controle externo.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de Ministros dos Tribunais Superiores, do Presidente do TCU, Ministro Vital do Rego, da Procuradora Geral do Ministério Público de Contas, Cristina Machado, da Presidente da Audicon, Milene da Cunha e do Vice-Presidente da ATRICON e ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola.
A obra está sendo divulgada no Supremo Tribunal Federal, bem como em diversos Tribunais, Ministérios Públicos, Procuradorias e instituições de ensino nacionais e internacionais.

Maryanna Lucas – Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

 

 

Nota Oficial do Líder da Oposição – Prisão domiciliar para Débora Rodrigues

  A concessão da prisão domiciliar a Débora Rodrigues é uma vitória do clamor popular e da mobilização das redes sociais, que foram fundamentais para que ela possa, finalmente, ver sua família. No entanto, ainda há muito sofrimento e injustiça. Centenas de brasileiros seguem presos injustamente, e essa luta não pode parar. O batom, que se tornou um símbolo da

Contratos agrários: a mudança é essencial para o futuro do agronegócio

  O agronegócio brasileiro é um dos setores mais dinâmicos e estratégicos da economia nacional, responsável por garantir segurança alimentar, gerar empregos e impulsionar as exportações. No entanto, para que o setor continue crescendo de forma sustentável, é essencial que suas bases jurídicas estejam bem definidas, proporcionando segurança para produtores, investidores e demais agentes da cadeia produtiva. É nesse contexto