A inscrição é gratuita e são mais de 2.700 vagas para cursos técnicos profissionalizantes em vários câmpus
Estão abertas as pré-inscrições para o Vestibular de Verão do IFSul. São oferecidas 2.703 vagas em cursos técnicos nas formas integrada, concomitante e subsequente em vários câmpus do instituto. A etapa de pré-inscrições termina no dia 11 de novembro.
Como fazer
O interessado deve acessar a página do processo seletivo (http://processoseletivo.ifsul.edu.br/), ler atentamente o edital e preencher o formulário de pré-inscrição com os dados requeridos, informando em qual curso deseja disputar uma vaga. Para o preenchimento das informações pessoais, o candidato deve utilizar o documento de identidade e CPF. A inscrição é gratuita.
Atenção à próxima etapa: confirmação
Os vestibulandos devem ficar muito atentos ao prazo de confirmação das inscrições, que ocorre entre 12 de novembro e 23 de novembro, no mesmo site. O candidato que não confirmar sua inscrição será automaticamente excluído do processo seletivo e não poderá realizar a prova, que será no dia 16 de dezembro.
As provas serão aplicadas em todas as cidades com ofertas de vagas, e o vestibulando realizará sua prova na cidade para a qual se inscreveu. A quantidade de vagas e os cursos oferecidos em cada câmpus podem ser conferidos no plano de vagas disponibilizado na página do processo seletivo.
Formas dos cursos – Para se candidatar a cursos na forma integrada, os candidatos precisam comprovar a conclusão do ensino fundamental ou equivalente na data da matrícula. Na forma concomitante, o estudante precisa ter o ensino médio completo ou, pelo menos, a primeira série do ensino médio concluída na data da matrícula. Já na forma subsequente, é necessário já ter concluído o ensino médio na data da matrícula.
Cotas – Na inscrição, os candidatos podem escolher entre dois sistemas de ingresso: a) acesso universal ou b) acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e também para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.
Confira os cursos oferecidos neste Vestibular:
Bagé: Agropecuária (Integrado); Informática (Integrado)
Camaquã: Automação Industrial (Integrado); Controle Ambiental (Integrado); Informática
(Integrado); Eletrotécnica (subsequente)
Charqueadas: Informática (Integrado); Mecatrônica (Integrado)
Gravataí: Informática para Internet (Integrado);
Jaguarão: Edificações (Integrado e subsequente); Informática para Internet (Integrado); Agricultura (subsequente)
Lajeado: Automação Industrial (Integrado); Administração (Integrado e subsequente)
Novo Hamburgo: Mecatrônica (Integrado e subsequente)
Passo Fundo: Informática (Integrado); Mecânica (Integrado e subsequente); Edificações (subsequente); Manutenção e Suporte em Informática (subsequente)
Pelotas: Comunicação Visual (Integrado); Design de Interiores (Integrado); Edificações (Integrado e subsequente); Eletrônica (Integrado e concomitante); Eletromecânica (Integrado, subsequente e concomitante); Eletrotécnica (Integrado e subsequente); Química (Integrado e subsequente); Mecânica (concomitante e subsequente); Telecomunicações (subsequente)
Pelotas-Visconde da Graça: Agropecuária (Integrado e subsequente); Meio ambiente (Integrado e subsequente); Vestuário (Integrado e subsequente); Alimentos (Integrado); Desenvolvimento de Sistemas (subsequente)
Santana do Livramento: Eletroeletrônica (Integrado); Sistemas de Energia Renovável (Integrado e subsequente); Informática para Internet (Integrado); Agropecuária (Integrado); Controle Ambiental (subsequente); Logística (subsequente); Florestas (subsequente)
Sapiranga: Eletromecânica (Integrado); Informática (Integrado); Eletroeletrônica (subsequente)
Sapucaia do Sul: Eventos (Integrado); Informática (Integrado); Plásticos (Integrado); Mecânica (Integrado)
Venâncio Aires: Informática (Integrado); Refrigeração e Climatização (Integrado e subsequente); Eletromecânica (subsequente);