sáb, 3 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Não-Me-Toque é o 62º município gaúcho a aderir ao Tudo Fácil Empresas

Ato aconteceu durante a Expodireto Cotrijal 2025
- Foto: Eliezer Falcão/Ascom Sedec
Por Ascom Sedec e JucisRS

Na manhã desta terça-feira (11/3), durante a Expodireto Cotrijal 2025, Não-Me-Toque foi o 62º município a aderir ao Tudo Fácil Empresas (TFE). O programa, que está em sua versão 3.0, permite a abertura de empresas de baixo risco ambiental e sanitário em até dez minutos, de forma ágil, gratuita, totalmente online e sem burocracias. O processo acontece na formalização de matriz e filiais simultaneamente para as naturezas jurídicas de Empresário Individual e Sociedade Empresarial Limitada. A coordenação do TFE é da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O secretário da Sedec, Ernani Polo, esteve presente na cerimônia de adesão e ressaltou que ferramentas como o TFE estão alinhadas aos cinco pilares (capital humano, ambiente de negócios, inovação, infraestrutura e recursos naturais) do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS, que tem entre suas diretrizes melhorar o ambiente de negócios do Rio Grande do Sul. “Trabalhamos para que o Estado seja um local propício para quem quer empreender. O governo estadual vem sendo um parceiro do empreendedor, incentivando a implementação de processos mais céleres e com menos burocracia”, disse.

A presidente da JucisRS, Lauren Momback Mazzardo, destacou que o Tudo Fácil Empresas tem como objetivo simplificar os processos e ampliar o acesso dos empreendedores a serviços de formalização. Ela enfatizou que o TFE é um “um avanço para o fortalecimento do empreendedorismo no estado do RS, oferecendo rapidez e praticidade para os empresários”.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos e o diretor da Redesim, Silvio Ramão.

Tudo Fácil Empresas
Lançada no dia 15 de dezembro de 2021, a plataforma Tudo Fácil Empresas disponibiliza para o empreendedor gaúcho toda a documentação necessária para iniciar seus negócios, como a dispensa dos licenciamentos, inscrição municipal e estadual e análise de endereçamento.

Em relação ao processo anterior, que levava em média dez dias – incluindo as etapas: viabilidade, registro e CNPJ, licenciamentos e inscrições tributárias – houve uma grande redução. Hoje, o tempo médio é de dez minutos. A gratuidade e a simplificação – de vários processos para somente um, no mesmo portal – são outras das facilidades que o TFE implementou.

Climas variados marcam os dias que antecedem a 40ª Campereada Internacional em Sant’Ana do Livramento

Clima variado marca os dias que antecedem a 40ª Campereada Internacional em Sant’Ana do Livramento Na quarta-feira é previsto um volume de chuva podendo chegar a 27,7mm A semana que antecede a 40ª edição da Campereada Internacional em Sant’Ana do Livramento será marcada por um clima bastante instável, exigindo atenção dos participantes e visitantes do tradicional evento campeiro, que acontece

NOTA À IMPRENSA

NOTA PÚBLICA – RBS TV – REVIRAVOLTA NO INQUÉRITO PÓLICIAL     Porto Alegre, 2º de maio de 2025 A defesa de Cristiano Atelier Roratto vem a público manifestar-se, diante das revelações veiculadas pela RBS TV, que provocaram uma reviravolta no caso do trágico incêndio da Pousada Garoa. O conteúdo divulgado evidencia a necessidade urgente de reabertura do inquérito policial,