O Tesouro Nacional anunciou a suspensão de contratações de financiamentos subvencionados pelo Plano Safra 2024/2025. A medida gerou preocupação no setor produtivo do agro. O deputado federal Afonso Hamm, que integra a Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional, manifestou preocupação com a suspensão de novas contratações de financiamento Plano Safra. O deputado recebeu a notícia enquanto participava da 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, realizada na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado de Capão do Leão/RS.
A medida não contempla operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Hamm comenta que ficou estarrecido e surpreso com a suspensão por parte do governo federal e que prejudica diretamente o setor agrícola e pecuário. “O setor precisa de financiamentos porque ainda tem muitos custeios a fazer na área da pecuária, da agricultura e da cultura de inverno”, argumenta.
Na opinião do parlamentar, o governo tem que conter gastos e administrar as suas despesas, sem colocar a responsabilidade na aprovação do orçamento da União. “Cada vez que o governo deixa de apoiar a agricultura, reduz a produção e oferta de alimentos e em consequência compromete o custo dos alimentos e a consequência também é o aumento de dezempregos”, argumenta o deputado ao reivindicar que o Governo reveja a decisão no sentido de que os produtores tenham acesso ao crédito para seguirem produzindo alimentos e a população consumindo com preços equilibrados.
Governo Federal suspende plano safra
Assista o vídeo abaixo